Brigada Militar realiza operação na faixa de fronteira e atua no apoio à fiscalização sanitária em São Luiz Gonzaga

(Imagem: Divulgação/BM)

Mais de uma dezena de armas foram apreendidas na Operação Hórus. Já na atuação em apoio à Vigilância Sanitária, policiamento ostensivo evitou aglomerações em locais públicos

O major Eduardo dos Santos Brum, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, falou hoje (27/7) sobre ações desencadeadas por meio da Operação Hórus, que somente na última semana resultaram na apreensão de 11 armas de fogo na região, prisões e apreensão de sementes contrabandeadas. A atividade faz parte do programa Vigia, que é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Secretaria de Segurança Pública, visando combater crimes na faixa de fronteira e, com isso, diminuir os índices de criminalidade no país.

Segundo Brum, a ação ocorre há cerca de um ano e meio e tem tido bons resultados. Neste fim de semana, uma das apreensões de maior vulto ocorreu no interior de Porto Xavier, na localidade de Rincão Cumprido. Foi encontrada uma fábrica de armas clandestinas e, com isso, apreendidas cinco armas de fogo e dezenas de munições.  Dois foragidos da Justiça, um por crimes transfronteiriços e outro por pensão alimentícia, foram presos. Em números totais, desde o dia 20 deste mês, a operação já retirou das ruas 11 armas ilegais e efetuou a prisão de oito pessoas na Região das Missões.

Apoio à Vigilância Sanitária em São Luiz Gonzaga

O major Brum também comentou as ações ostensivas realizadas desde sexta-feira visando apoiar a fiscalização da Vigilância Sanitária. Ele explicou que a estratégia adotada teve o intuito de coibir as aglomerações, pois muitas vezes ao chegar aos locais os grupos já estavam feitos e com isso a possibilidade de contaminação ampliada.

“Promovemos essas ações para apoiar o serviço de vigilância, que é o responsável por fiscalizar, e para que o cidadão se de conta que estamos passando por um momento delicado, com pessoas perdendo a vida”, disse ele.

O relatório dessa ação deve sair ao longo da semana, mas Brum adiantou que estabelecimentos comerciais foram interditados e outros autuados. Além disso, observou-se a redução de aglomerações em locais públicos.

Fonte: Rádio São Luiz