Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) se mantém com apoio da comunidade

(Imagem: Divulgação)

Entidade de Ijuí atende cerca de 2800 pessoas da região

Nesta semana, a psicolóloga Tainara Melo, representante da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) – unidade Ijuí, falou sobre o trabalho da entidade, que é uma instituição gaúcha e uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que presta diversos tipos de apoios e serviços gratuitos para pessoas em tratamento oncológico e em situação de vulnerabilidade.  A existência do grupo já completou 15 anos e eles estão espalhados em todos os municípios onde existe um centro de tratamento do câncer.

Tainara explicou que quando uma pessoa procura a associação, o primeiro suporte oferecido é o do serviço social. Nesta etapa é feita uma avaliação socioeconômica do paciente para saber quais as suas necessidades. A partir daí, o apoio pode vir através de cestas básicas, suplementos alimentares – que são direitos do paciente, mas que muitas vezes, através do estado, demoram de 20 a 30 dias para ter retorno. Além disso, a entidade oferece apoio psicológico – incluindo os familiares – para ajudar todos a compreenderem o processo e a sequência do tratamento.

Atualmente, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia – Cacon de Ijuí atende 120 municípios, por isso, a unidade da Aapecan também tem uma casa de apoio, com 28 vagas, para pacientes e familiares que precisam de estadia. Para cadastro são exigidos RG, CPF, laudo médico, cartão SUS, comprovante de renda e comprovante de residência. Hoje, por conta da pandemia, o público está reduzido, mas os atendimentos seguem e incluem as quatro refeições diárias.

Para manter toda essa estrutura, a Aapecan conta com apoio da comunidade. Uma das principais fontes de receita está ligada às doações obtidas por meio de pedidos por telemarketing, que partem de uma central em Santa Maria. Fora isso, são realizadas vendas de pizzas, brechós solidários, venda de camisetas, entre outras formas e ações em datas comemorativas. “ Estamos sempre abertos para receber doações, seja recurso financeiro, roupas para o brechó e alimentos”, explicou Tainara.

Quem precisar do apoio da Aapecan Ijuí ou quiser colaborar com pode entrar em contato pelo (55) 3333-0289 ou pelas redes sociais no Facebook e Instagram.

Fonte: Rádio São Luiz