Retorno das aulas presenciais na rede municipal ainda é realidade distante

(Foto: Divulgação)

Setor foi um dos primeiros a ter atividades presenciais interrompidas

A data de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de São Luiz Gonzaga ainda é uma grande incógnita. Conforme a secretária de educação, Rosângela Vidoto, tudo sinaliza que o ensino superior, por exemplo, retorne – em etapas – a partir de setembro, mas para as crianças o cenário ainda é muito complicado.

Rosângela comenta que através dos centros de operações de emergências (COEs), as escolas já previram protocolos para distanciamento, higienização, uso de máscara, retorno escalonado; mas destaca que ainda é muito difícil “enxergar todos os jovens juntos”. São preocupações dos gestores, por exemplo, os contatos no transporte escolar e em locais de uso coletivo como os banheiros.

Atualmente, as atividades têm ocorrido de forma on-line e com a utilização de várias ferramentas que permitem a manutenção do ano letivo. Contudo, apesar da migração para um ensino digital, a secretária entende que no ano que vem será necessário partir “praticamente do zero”. “Nada substitui um professor na sala de aula. Mesmo com todo o esforço, as plataformas, nada é como ter o professor em sala de aula”, observou.

Outra observação levantada pela educadora é que o ensino presencial só pode voltar em um cenário de bandeira amarela no modelo de distanciamento social controlado, algo que ainda parece longe da realidade local que oscila entre vermelha e laranja.

Comemorações da Independência serão virtuais

A aproximação do Desfile da Independência também foi lembrada na entrevista. Segundo Rosângela, há um entendimento do próprio comando do 4º Regimento de Cavalaria Blindado – copromotor do evento – que sem as crianças não será possível realizar as homenagens no modelo presencial. A solução pensada até o momento é homenagear a Pátria com atividades virtuais. “A maior homenagem será respeitar o distanciamento e primar pela segurança”, finalizou.

Fonte: Rádio São Luiz