Com novas confirmações, São Luiz Gonzaga registra agora 23 casos ativos de Covid-19

(Foto: Divulgação)

Município chegou aos 103 casos da doença, com 75 pacientes recuperados, 23 casos ativos e cinco óbitos  

Por meio de testes rápidos, mais três casos de COVID-19 foram confirmados em São Luiz Gonzaga na quarta-feira (5).  Os pacientes são um homem e uma mulher – ambos com 34 anos de idade – e um adolescente de 12 anos. Os pacientes adultos realizaram o exame após contato com pessoa que testou positivo para a doença. Os três pacientes apresentaram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar, assim como os contatos diretos. Eles recebem o acompanhamento da Secretaria de Saúde.

Também na quarta-feira, um paciente – na faixa dos 40 anos – foi transferido do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) para a UTI do Hospital Santo Ângelo. Conforme os protocolos do Ministério da Saúde, o caso é considerado como suspeita de COVID-19. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado de amostra encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) para que o caso seja confirmado ou descartado. No total, cinco pacientes de São Luiz Gonzaga estão internados em outra cidade, quatro em leitos de UTI e uma paciente em ala clínica COVID.

Até o momento, São Luiz Gonzaga registra 103 casos da doença, com 75 pacientes recuperados, 23 casos ativos e cinco óbitos.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa, saindo apenas em casos de extrema necessidade; usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (incluindo eventos familiares); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao espirrar ou tossir, usem lenços descartáveis ou cubram a boca e o nariz com o antebraço, entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus.

Situação no Hospital São Luiz Gonzaga

Comunicado nº 35/2020 informa que seis pacientes estão na Ala Covid-19 (até 14h30min)

– Paciente masculino com 35 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, sem necessidade de suporte de oxigênio. Aguarda exame confirmatório.

– Paciente feminina com 55 anos, procedente de Santo Antônio das Missões, não necessitando de suporte de oxigênio. Lacen positivo.

– Paciente feminina, de 59 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, com comorbidades, necessitando de suporte de oxigênio. Lacen positivo.

– Paciente masculino de 64 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, com necessidade de suporte de oxigênio. Aguarda exame confirmatório.

– Paciente feminina de 51 anos, procedente de Santo Antônio das Missões, sem necessidade de suporte de oxigênio. Lacen positivo.

– Paciente masculino de 51 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, com necessidade de suporte de oxigênio. Aguarda exame confirmatório.

– Tivemos um paciente com piora súbita da função respiratória e necessidade iminente de intubação e ventilação que foi transferido para Santo Ângelo nesta manhã.

Situação na *área da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (atualizado às 17h15min – 5/8)

Pessoas em monitoramento por Síndrome Gripal: 735;

Coletas aguardando resultado: 98;

Exames confirmados (TR+PCR): 933;

Óbitos: 39.

*Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA  / Hospital São Luiz Gonzaga / 12ª CRS