São Luiz Gonzaga registra 37 casos ativos de Covid-19

(Foto: Divulgação)

Na área da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde número de casos confirmados chegou a 1052. Deste total, cerca de 88% são de pessoas recuperadas

Da noite de sexta (7) até o início da tarde de segunda-feira (10), São Luiz Gonzaga registrou 13 novos casos de Covid-19. Do total, oito foram confirmados por meio de testes rápidos e cinco por exames laboratoriais.  

Dos pacientes que realizaram exames, quatro foram feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Os pacientes são: um homem de 56 anos, que está internado na UTI em Santo Ângelo; uma mulher de 24 anos, a qual apresentou sintomas leves e não necessitou de internação hospitalar; um homem de 64 anos, o qual esteve internado por dez dias e recebeu alta hospitalar no domingo (9) e um homem de 54 anos, o qual recebeu alta hospitalar na segunda-feira.  Uma mulher de 52 anos realizou o exame laboratorial na rede particular, após apresentar sintomas leves da doença.  

Dos oito testes rápidos realizados, cinco pacientes são do sexo feminino (de 5 anos, 22 anos, 35 anos, 40 anos e 59 anos) e três do sexo masculino (de 24 anos, 28 anos e 32 anos). Apenas a criança apresentou sintomas leves da doença, os demais pacientes são assintomáticos. Eles estão em isolamento domiciliar, com o acompanhamento das equipes das ESFs correspondentes.  

Até o momento, São Luiz Gonzaga registra 121 casos de Covid-19, com 78 pacientes recuperados, 37 casos ativos e seis óbitos.  

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa, saindo apenas em casos de extrema necessidade; usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (incluindo eventos familiares); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao espirrar ou tossir, usem lenços descartáveis ou cubram a boca e o nariz com o antebraço, entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus. 

Situação dos pacientes hospitalizados na “Ala Covid-19”, conforme boletim nº 38/2020

Atualmente, são 7 pacientes internados (até as 14h30min desta segunda-feira, 10 de agosto):

– Paciente masculino com 35 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, sem necessidade de suporte de oxigênio. Aguarda exame confirmatório.

– Paciente feminina com 78 anos, procedente do Rolador, com comorbidades, necessitando de suporte de oxigênio. Aguarda exame confirmatório.

– Paciente masculino de 68 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, sem necessidade de suporte de oxigênio. Aguardando exame confirmatório.

– Paciente masculino de 76 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, sem necessidade de suporte de oxigênio. Aguardando exame confirmatório.

– Paciente feminina de 57 anos, procedente de Santo Antônio das Missões, sem necessidade de suporte de oxigênio. Aguardando exame confirmatório.

– Paciente masculino de 51 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, com necessidade de suporte de oxigênio. Lacen positivo.

– Paciente masculino de 73 anos, com comorbidades, procedente de São Luiz Gonzaga, necessitando de suporte de oxigênio. Aguarda exame confirmatório.

– Paciente masculino de 34 anos, procedente de Bossoroca, sem necessidade de suporte de oxigênio. Aguardando exame confirmatório.

O hospital informa que está com 9 (nove) colaboradores afastados por síndrome gripal, sendo que destes 2 tem exame positivo e os demais aguardam o resultado do PCR.

Para dirimir qualquer dúvida a casa de saúde esclarece que NÃO HÁ qualquer repasse de valores ao município pelo número de pacientes positivos, bem como ao hospital por diagnóstico ou óbito.

Situação da Covid-19 na área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA / Hospital São Luiz Gonzaga / 12ª Coordenadoria Regional de Saúde