Convocação de mesários da 52ª Zona Eleitoral deve ser divulgada entre 5 e 9 de setembro

(Foto: Arquivo/Rádio São Luiz)

Número de convocados pode ser de até 900 pessoas. São 170 seções eleitorais

Entre os dias 5 e 9 de setembro, a 52ª Zona Eleitoral vai divulgar na imprensa a relação dos mesários convocados para o pleito deste ano. A informação foi confirmada pela chefe do Cartório Eleitoral, Andrea Hugen.

Na área de abrangência da zona, são 170 seções eleitorais. A expectativa é que sejam convocados de 800 a 900 mesários. Em virtude da pandemia, algumas alterações serão realizadas e a principal delas, segundo Andrea, é no número de mesários por seções; algumas terão três e outras quatro dependendo da quantidade de eleitores.

A maioria destas convocações para mesários será feita pelos Correios, por isso, em virtude da greve, o Tribunal Superior Eleitoral já está encaminhando novas orientações. Contudo, o entendimento é que até o encerramento do prazo a Justiça Eleitoral tenha conseguido convocar todos dentro da normalidade.

Um dos impedimentos para ser mesário é ter vínculo com algum candidato. Aquele que se encaixar nesta situação terá cinco dias para informar o cartório. Também haverá dispensa para aqueles que justificarem e pessoas do grupo de risco. Neste último caso, se o convocado decidir participar terá que assinar um termo de responsabilidade.

Neste período, Andrea comentou que a atividade do cartório está centralizada na organização destas mesas receptoras e na manutenção das urnas. Ela acrescentou, no entanto, que caso o eleitor precise de alguma orientação pode entrar em contato pelos números de WhatsApp (55) 9 9662-7489 e (55) 9 9661-3454.

Alerta aos partidos

Como o prazo das convenções partidárias está próximo e neste ano não haverá reunião preparatória para o registro da candidatura, Andrea destacou que está sendo elaborado um material na forma escrita e on-line para os candidatos e representantes de partido. Aqueles que tiverem interesse devem entrar em contato com o cartório para que o conteúdo seja encaminhado.

Fonte: Rádio São Luiz