Governo mantém classificação da bandeira vermelha para a Região das Missões

(Foto: Divulgação)

Comércio não essencial não poderá abrir nesta terça-feira (25/8). Flexibilização será na quarta, sexta-feira e sábado

O governador Eduardo Leite, durante transmissão pela internet nesta segunda-feira (24/8), divulgou o mapa definitivo do Modelo de Distanciamento Controlado para o período de 25 a 31 de agosto. A Região das Missões, mesmo após recurso, foi mantida na classificação de bandeira vermelha.

Na justificativa, o Estado destacou o aumento de hospitalizações e a disponibilidade de leitos livres na macrorregião e o aumento de casos ativos sobre os recuperados. A Associação dos Municípios das Missões (AMM) conseguiu a adesão necessária de gestores para trabalhar no modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior, contudo ainda não obteve retorno do governo.

Flexibilização

A flexibilização em São Luiz Gonzaga, conforme o decreto nº 5.703/2020, permitirá o comércio não essencial funcionar das 9 horas até o meio-dia e das 13 horas até às 17 horas, na quarta, sexta-feira e sábado. A capacidade máxima deve ser de 25% dos trabalhadores, com atendimento ao público presencial restrito ou nas modalidades de tele-entrega, pegue e leve e drive-thru. Na terça e quinta-feira, os estabelecimentos devem permanecer fechados.

Quanto aos restaurantes a la carte, prato feito, buffet sem autosserviço localizados dentro da área urbana, ficam autorizados a funcionar de segunda à sexta-feira, das 10 horas até às 17 horas. Os restaurantes também poderão atender nas modalidades tele-entrega, pegue-leve e drive-thru. Os estabelecimentos deverão respeitar a capacidade máxima de 50% dos trabalhadores e 25% da lotação com atendimento presencial, cumprindo as regras de higienização e os protocolos sanitários. 

Os dias poderão ser sofrer alterações se as entidades representativas pedirem reavaliação.

Podem adotar bandeira laranja

Os municípios de Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Guarani das Missões, Mato Queimado, Roque Gonzales, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões, incluídos na Região Santo Ângelo, podem adotar protocolos da bandeira laranja por não terem registrado, nos últimos 14 dias, nenhuma hospitalização ou óbito pela Covid-19.

Fonte: Rádio São Luiz