Música tema da Semana Farroupilha 2020 fala sobre os “Gaúchos sem Fronteiras”

A identidade visual das comemorações foi criada pelo artista plástico Mauro Vila Real

São-luizense Érlon Péricles é o autor e intérprete da letra pela 10ª vez

Pela 10ª vez a música tema da Semana Farroupilha tem o são-luizense Érlon Péricles como compositor. Ao lado de Cristiano Quevedo, ele também interpreta a letra. Neste ano, a composição fala sobre os “Gaúchos sem Fronteiras”, destacando pessoas que saíram daqui e se espalharam por todos os cantos do mundo.

Em entrevista para a São Luiz, Érlon comentou a alegria e a responsabilidade de mais uma vez ter a incumbência de retratar em versos o tema dos festejos tradicionalistas. Ele lembrou que destas 10 edições, cinco foram por meio de concurso do extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, depois passaram a ser convites diretos do pessoal ligado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho e “acabou virando uma marca”. “A gente vem aprimorando, muitas vezes tem a questão histórica e precisamos embasar isso com poesia e de modo que também seja atrativo sonoramente para rodar no rádio. É uma missão delicada e de responsabilidade”, destacou Érlon.

Entre os temas de sucesso do artista estão a da Chama Crioula, Vultos Sagrados, República das Carretas e muitas outras. Ao todo, Érlon tem mais de 600 letras escritas e uma trajetória que já passou as três décadas. “A primeira canção eu tinha 16 anos e fiz dentro da Escola Cnec. Eu devia estar no segundo grau. Era uma canção simples, meio infantil até para a época. Foi ali que tive um despertar para isso”, recordou.

Érlon revelou que o próximo passo será a divulgação do vídeo, que será publicado nas redes na próxima segunda-feira. O clipe foi gravado na histórica Fazenda do Socorro, em Vacaria, e trará imagens de gaúchos que se espalharam pelos quatro cantos do planeta e nos quais se inspira a letra “Gaúchos sem Fronteiras”.

“GAÚCHOS SEM FRONTEIRAS,

VÃO ABRINDO PORTEIRAS,

E SEGUEM A FAZER REVOLUÇÃO!

GAÚCHOS SEM FRONTEIRAS,

VÃO VENCENDO BARREIRAS

O SUL SEGUINDO EM CADA CORAÇÃO!” diz o refrão da música.

Ouça a composição divulgada em primeira mão no rádio:

Fonte: Rádio São Luiz