Diocese de Santo Ângelo busca parceria com a Rádio São Luiz para transmitir a Romaria do Caaró

Bispo Dom Liro e os padres Tarso, Marcos e Aloísio. (Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz)

Maior evento diocesano e que todo ano reúne milhares de fiéis, Romaria do Caaró precisou se adaptar ao cenário de pandemia

O bispo da diocese de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer, acompanhado dos padres Marcos Bialozor e Aloísio Rudel, foi recepcionado, nesta semana, pelo pároco de São Luiz Gonzaga, padre Tarso Alles. A visita teve o objetivo de tratar dos preparativos para a 87ª Romaria do Caaró, que está prevista para ocorrer dia 22 de novembro.

Por causa do cenário pandêmico e da recomendação de distanciamento social, a igreja está buscando alternativas e parcerias para que os romeiros possam acompanhar de suas casas este que é o maior evento diocesano e que todo ano reúne milhares de fiéis. As estratégias envolvem transmissão pelas redes sociais da diocese e o convite para que as emissoras de rádio sejam parceiras nesta transmissão. Em São Luiz Gonzaga, o convite foi feito para o diretor da Rádio São Luiz, Luiz Oneide Nonemacher.

Leia mais: Irmão Celso Schneider fala sobre retorno dos jesuítas à Região das Missões

Conforme o bispo Dom Liro Vendelino Meurer, “ainda não se sabe se até lá haverá uma grande mudança no cenário da crise sanitária e por isso é necessária a preparação especial. O objetivo é que não haja aglomeração”. “Teremos a presença de algumas pessoas para a liturgia, animação e organização, mas a procissão e a própria Santa Missa teremos que delimitar”, explicou Dom Liro.

Segundo o padre Marcos Bialozor, a preparação para o dia da romaria será transmitida pelo Facebook e YouTube da diocese. “Na quinta-feira, sexta-feira e sábado, no período do tríduo, vamos realizar as celebrações nas redes sociais. Pedimos que as pessoas se envolvam com suas preces. Assim, quando tudo isso passar, possam ir até o santuário pagar sua promessa”, destacou.

O pároco de São Luiz Gonzaga, padre Tarso Alles, frisou a parceria com a Rádio São Luiz que há muitos anos transmite a missa dominical e que agora vai divulgar também este grande evento. As autoridades religiosas reconhecem a importância do rádio e buscarão uma emissora parceira em cada município da região.

Tradicionalmente, a Romaria do Caaró ocorre no segundo domingo de novembro, mas neste ano, por causa das eleições que serão realizadas no dia 15, o evento precisou ser transferido para o dia 22. Sobre o período eleitoral e se havia alguma orientação aos fiéis, o padre Aloísio Rudel apenas destacou que a CNBB elaborou uma cartilha que está disponível no site e pediu que os seguidores se orientem pelos critérios do evangelho e não por partido. “Nossas decisões devem ser coerentes com os valores que nós professamos a partir do evangelho”, concluiu.

Fonte: Rádio São Luiz