CTG Galpão de Estância inicia as comemorações virtuais de setembro com programação na semana do Jovem Tradicionalista

(Imagem: Divulgação/CTG Galpão de Estância)

Entidade vai promover eventos on-line para marcar o mês Farroupilha

Setembro, o mês mais esperado pelos tradicionalistas gaúchos, será celebrado de modo completamente atípico em 2020. As restrições impostas pelo período pandêmico acarretaram no cancelamento dos eventos presenciais ligados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), não sendo, portanto, diferente para o CTG Galpão de Estância.

“Cancelamos todos eventos presenciais, pois os bailes, principalmente, envolvem aglomeração de muitas pessoas. A Patronagem atual entende que essa atitude é condizente com a necessidade sanitária, e com o momento pandêmico que vivenciamos”, informou o Patrão do CTG Galpão de Estância, Luis Carlos Moraes, que também informou que a entidade está buscando se reinventar para as celebrações que sempre são realizadas do mês de setembro.

Segundo a Diretora do Departamento Social, Maria Salett de Almeida Leal, “A programação farroupilha presencial não será realizada, mas não deixaremos de cultuar e divulgar nossas tradições. Ainda não temos nada definido, mas teremos uma Semana Farroupilha Virtual”.

As Diretoras do Departamento Jovem, Alice Paniz Fontoura, Laura Lima Frota e Eduarda Paniz Fontoura, informam que acompanhando as orientações do MTG e do Departamento Jovem Regional pensaram em uma programação especial para a Semana do Jovem Tradicionalista, que ocorre de 01 a 05 de setembro. De acordo com Alice “A proposta de atividades durante a semana do Jovem Tradicionalista surge em comemoração ao dia do Jovem Tradicionalista – 5 de setembro – buscando desenvolver atividades de conscientização da sociedade acerca de temas importantes que estão à tona no Movimento Tradicionalista”.

Tendo como base o Tema anual do MTG: “MTG: Sustentabilidade e as Novas Gerações”, e também o tema dos Festejos Farroupilha 2020: “Gaúchos sem Fronteiras”, Laura Lima Frota informa que foram preparadas, com carinho, atividades com convidados muito especiais que valorizam e cultuam a tradição do Rio Grande do Sul. “Convidamos toda a comunidade são-luizense e regional para acompanhar nossa programação”, convida Eduarda Paniz Fontoura.

A programação da Semana Jovem Tradicionalista do CTG Galpão de Estância será a seguinte:

Dia 02 de setembro (quarta-feira) – Bate-papo virtual com oficina sobre sustentabilidade “Cultive seu Jardim”. Convidada: Cristiane B. Bocacio – Tradicionalista e Bióloga – Fez parte do Departamento Cultural da entidade e atualmente é 2ª Sota capataz do CTG Galpão de Estância. O bate-papo será pelo perfil da entidade no Facebook.

Dia 04 de setembro (sexta-feira) – Bate-papo virtual  “O tradicionalismo além do Rio Grande” direto do Mato Grosso através do Google Meet meet.google.com/cbf-sinr-yem, com o convidado: Serginho Zan – Tradicionalista e Músico – Iniciou no tradicionalismo com 5 anos no CTG Galpão de Estância, atualmente reside no Mato Grosso do Sul participando ativamente do Movimento Tradicionalista.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CTG Galpão de Estância