Eleições 2020: Emerson Birmann e José Cunha defendem investimentos em infraestrutura, saúde e comunidades do interior

(Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Atualmente os dois candidatos ocupam cargo na Câmara de Vereadores

Na sexta-feira (9/10) foi a vez dos candidatos ao Executivo de São Nicolau apresentarem as suas propostas. Conforme cronograma estabelecido por sorteio, os primeiros a falarem foram Emerson Birmann, popular Piti, do MDB, e José Cunha, do PT.

A abordagem inicial foi sobre a agricultura. Piti disse que para elaborar o plano de governo ouviu agricultores, pecuaristas e pessoas ligadas ao setor. Deste levantamento, percebeu que o item mais cobrado é a estrada. Assim, o candidato disse que vai equipar o parque de máquinas. Comentou que a draga (escavadeira) que o município possui, por exemplo, para sair do pátio da prefeitura precisa pagar frete para um caminhão prancha e que aí já se perde um valor considerável, que poderia ser colocado em diesel. Outro fator observado é que há, segundo o candidato, reclamação quanto a efetividade da cedência das duas horas de maquinário para o produtor, que não estaria ocorrendo.

Ainda sobre infraestrutura, Piti disse que o município precisa resolver problemas crônicos que são as ausências de bueiros nas estradas, pois, segundo ele, sem escoamento o serviço realizado pela patrola logo se perde. Falou também que é preciso encascalhar as entradas de propriedades de pequenos produtores, especialmente daqueles que compõem o setor leiteiro.

No entendimento dos candidatos, a prefeitura deve ter um engenheiro agrônomo para dar assistência aos produtores. Outra necessidade é promover parceria com laboratório de análise do solo para que o pequeno produtor possa descobrir meios de como produzir mais. A importância da parceria com a Emater foi igualmente destacada.

Piti disse que quer resolver a situação do matadouro, pois este é uma fonte de renda que o município deixou de ter por questões de contrato e que é algo que precisa ser resolvido com urgência.  Em Santo Isidro, a proposta é de implementar um departamento de pesca com estrutura adequada para assessorar os pescadores nas questões burocráticas.

Na política voltada aos jovens, disse que vai investir em estrutura de espaços para práticas esportivas nas vilas e bairros; organizar campeonatos; contratar profissional de educação física para trabalhar com os alunos em turno inverso ao da escola e oferecer, no mínimo, o transporte como incentivo para que os alunos ingressem na faculdade.

José Cunha, candidato a vice, enfatizou a parceria que tem com o deputado federal Paulo Pimenta e que tem resultado em retorno de emendas e investimentos para o município. Falou das dificuldades enfrentadas pela unidade de saúde de Santo Isidro; cobrou o atual prefeito sobre o não encaminhamento de projeto que beneficia pacientes com câncer e disse que vai lutar por atendimento com dignidade dos pacientes oncológicos. Por fim, afirmou que “irá quebrar o tabu” mostrando que o vice “pode dar certo no município”.

Os candidatos voltam a detalhar seu plano de governo no dia 12 de novembro, três dias antes do pleito.

Fonte: Rádio São Luiz