Municípios de Bossoroca e Santo Antônio das Missões estão de aniversário nesta segunda-feira

(Imagem: Divulgação)

Ambos completam 55 anos; Bossoroca de instalação e Santo Antônio de emancipação político-administrativa

A Região das Missões tem dois municípios aniversariando nesta segunda-feira, 12 de outubro. A data marca a instalação de Bossoroca e de emancipação político-administrativa de Santo Antônio das Missões.

No caso de Bossoroca, a lei que previa a criação do município foi assinada em 12 de outubro de 1965, mas um mandado de segurança de algumas lideranças que não desejavam a emancipação levou o processo a ser concluído quase um ano e meio depois, com a emancipação definitiva ocorrida em 4 de março de 1967. Desde então as duas datas são lembradas.

Já Santo Antônio das Missões, antes conhecida como Vila Treze de Janeiro, distrito de São Borja, teve a emancipação político-administrativa assinada e confirmada no mesmo 12 de outubro de 1965. Conforme consta no portal oficial do município, o nome Santo Antônio das Missões teve origem pelo fato de que onde está situada a sede do município havia sido uma sesmaria denominada “Santo Antônio” pertencente aos jesuítas, “Missões” foi acrescentado devido o município se localizar na Região Missioneira.

Fonte: Prefeituras de Bossoroca e Santo Antônio das Missões