Sem recursos, mapa definitivo da 24ª rodada do Distanciamento Controlado tem três regiões em amarelo e 18 em laranja

(Imagem: Divulgação)

O Gabinete de Crise confirmou, ontem (19/10), o mapa do modelo de Distanciamento Controlado divulgado na sexta-feira (16/10). Sem o recebimento de recursos, o mapa definitivo da 24ª rodada segue com três regiões com risco baixo, em cor amarela, e 18 regiões com risco médio, em bandeira laranja. As regiões Covid em bandeira amarela são Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. As bandeiras são válidas da 0h de terça-feira (20/10) até as 23h59 de segunda-feira (26/10).

Essa foi a terceira vez que o mapa preliminar não recebeu pedidos de reconsideração. As outras duas ocorreram na 21ª e na 22ª rodadas. A queda no número de solicitações se deve ao sistema de cogestão, além da redução nos indicadores do avanço da doença, que trouxe a predominância da bandeira laranja.

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema compartilhado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Taquara

Os planos regionais aprovados estão disponíveis em https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional

Atividades presenciais nas escolas

Como o Estado está, há duas semanas consecutivas, sem registro de regiões em bandeira vermelha, todas as 21 regiões Covid estão autorizadas a retomar ou manter as atividades presenciais nas escolas.

Vale lembrar que eventos de grande porte só podem ser retomados em municípios que autorizaram e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

Leia mais: Prefeitura de São Luiz Gonzaga publica decreto suspendendo retorno das aulas presenciais até dia 31 de outubro

Fonte: Governo do Estado RS