Ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira completa 89 anos nesta quinta-feira

Jauri no evento de entrega da Comenda Sepé Tiarajú, em 2018. (Foto: Prefeitura de São Luiz Gonzaga/Divulgação)

Atualmente, político reside na Clínica Geriátrica Santa Cecília, em Porto Alegre

O ex-prefeito de São Luiz Gonzaga, Jauri Gomes de Oliveira, completa 89 anos nesta quinta-feira (22). Com uma longa e exitosa trajetória na política, Jauri foi vereador (1968/1969), prefeito por três mandatos (1977/1982, 1993 a 1996 e 2001 a 2004) e deputado estadual por duas legislaturas (1983 a 1986 e 1987 a 1990), tendo atuado na formulação da Carta Magna gaúcha.

O político nasceu em São Nicolau, ainda distrito de São Luiz Gonzaga, em 22 de outubro de 1931. Oriundo de família numerosa é o segundo filho de Ildefonso Vieira de Oliveira e de Antônia Gomes de Oliveira.

Transferiu-se para São Luiz Gonzaga em 1960 e, a partir daí, dedicou-se por algum tempo às atividades comerciais, tendo sido viajante comercial e, mais tarde, destacou-se como empresário. Nesse ramo de atividade foi proprietário das empresas Rainha, Fábrica de Rações Piratini e do Posto do Jauri, JAROL e Casa Agropecuária em São Luiz Gonzaga e Agroposto em São Nicolau.

Jauri Oliveira também é autor de livros e sócio honorário do Instituto Rio-Grandense de Ciências e Letras. É integrante da Associação São-luizense de Autores e já publicou diversas crônicas, textos esparsos  e poemas no jornal A Notícia e em alguns outros periódicos. É Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga e Filho Ilustre de São Nicolau.

Além disso, recebeu o título de Reconhecimento da Sociedade São-luizense pelos relevantes serviços prestados ao Município durante sua vida pública, outorgado pela Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, em 26 de outubro de 2011. Em 2005 foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa.

Fonte: Assembleia Legislativa (Biografia de Jauri G. de Oliveira por Ivone Ávila