Polícia prende integrantes de grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e que planejava trazer armamento pesado para São Luiz Gonzaga

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Até o momento seis integrantes do grupo foram presos. Quatro em São Luiz Gonzaga, um em Dezesseis de Novembro e um em Caxias do Sul. Um ainda está sendo procurado

Conforme a delegada Elaine Maria Schons, que coordenou a operação, a investigação teve início no mês de julho, quando foram apreendidas drogas com um indivíduo desconhecido da polícia na Vila Auxiliadora e, poucos dias depois, houve a apreensão de celulares com outro indivíduo em companhia deste primeiro, em via pública. Esses celulares foram encaminhados para extração de dados, com autorização judicial, e esses dados possibilitaram a recuperação de informações que apontaram para a existência de um grupo que estava bem organizado para a distribuição de drogas, inclusive com tratativas para trazer armamento pesado para a região e com planos de se sobrepor a outros grupos que também comercializam drogas na cidade.

Com essas informações, a polícia iniciou a captação de dados e a acompanhar a movimentação desse grupo, o que possibilitou a identificação de militares que estavam servindo no Exército Brasileiro e estavam integrados a esse grupo para distribuição das drogas. Os dois militares serviam em São Luiz Gonzaga como recrutas e foram expulsos em 23 de outubro.

Com a obtenção de prova, foi decretada a prisão preventiva de sete indivíduos e mais buscas e apreensões em outros endereços. A operação foi batizada de “Novos Elementos”, pois a polícia ainda não tinha informações sobre o grupo, que vinha de outras cidades. Os trabalhos ainda estão em andamento.

Nota da Polícia Civil

A Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (05), desencadeou a Operação ‘NOVOS ELEMENTOS”, que teve início em julho do corrente ano, após apreensão de drogas com um indivíduo até então desconhecido no meio policial. Com posterior apreensão de telefones celulares com outro indivíduo, identificado como sobrinho do primeiro preso, foram extraídos dados, mediante autorização judicial, que possibilitaram a identificação de um grupo organizado para distribuição de drogas no município, oriundos da Capital e da Serra Gaúcha, com vários pontos de traficância, chamada ‘bocas de fumo’, em funcionamento na cidade. Também apurou-se que o Grupo estava realizando tratativas para aquisição de armamento pesado com vistas a garantir a atuação do grupo que preparava-se para enfrentamento armado a opositores e, também, para buscar a supremacia entre distribuidores. A Operação foi realizada pela Delegacia de Polícia de São Luiz Gonzaga, coordenada pela Delegada Elaine Maria Schons com cumprimento de 14 ordens judiciais, sendo 7(sete) de prisão preventiva e 7(sete) mandados de busca e apreensão, com participação de 35 Policiais Civis, entre Delegados e Agentes, e utilização de 12 viaturas. Polícia Civil. Para servir e proteger.

Fonte: Rádio São Luiz, com informações da Polícia Civil