Brigada Militar completa 183 anos nesta quarta-feira

(Foto: Arquivo/Sd Wagner)

Instituição de valorosos serviços prestados à sociedade gaúcha foi fundada em 18 de novembro de 1837

A Brigada Militar completa 183 anos nesta quarta-feira (18). A instituição surgiu em 1837 como força policial, mas só em 1967 passou a ter a função de polícia ostensiva.

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Major Eduardo dos Santos Brum, destacou que a data é especial para toda a sociedade gaúcha. Ele lembrou a importância histórica da instituição para a formação do Estado e até citou o fato que é somente no Rio Grande do Sul que não é utilizado o nome Polícia Militar, exatamente pelo contexto histórico.

Na entrevista, Brum também avaliou o trabalho realizado no pleito e disse que com exceção da ocorrência envolvendo disparo de arma de fogo em São Nicolau, a avaliação é positiva, pois as outras intercorrências são fatos normais na eleição.

Projetando o fim do ano, o oficial disse que agora o planejamento está voltado para a cedência de militares para a Operação Verão e também a organização de fim de ano. Brum destacou ainda a formatura de novos alunos na primeira quinzena de dezembro e o acompanhamento dessa distribuição de efetivo.

Fonte: Rádio São Luiz