AAPECAN auxilia pacientes em tratamento oncológico e sobrevive com doações da comunidade

(Foto: Divulgação)

Instituição beneficente atua há 15 anos em todo o Estado do Rio Grande do Sul

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) é uma organização da sociedade civil que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade social. A instituição atua há 15 anos e possui 14 unidades em todo o Estado. Na região, a mais próxima fica em Ijuí.

Conforme a psicóloga Tainara Melo, o apoio inclui a verificação das necessidades materiais, a suplementação alimentar indicada pelos nutricionistas, atendimento psicológico para paciente e acompanhante, casa de apoio com espaço para 28 pessoas (reduzido por causa da pandemia) e as quatro refeições diárias para quem vai a Ijuí para tratamento. Não há custo e para ter acesso ao serviço basta apenas um cadastro com documentos básicos.

Para manter a instituição sem fins lucrativos e sem verba federal, estadual ou municipal, a AAPECAN conta com a contribuição da sociedade. Na região, uma central de telemarketing em Santa Maria entra em contato com a comunidade buscando possíveis doadores. O valor acertado é buscado presencialmente por um representante da AAPECAN devidamente identificado. Além disso ocorrem brechós solidários e, para as refeições, o grupo conta com doações de alimentos da comunidade.

Para tirar dúvidas sobre a instituição entre em contato pelo (55) 3333-0289 ou WhatsApp (55) 9 8153-0123.

Fonte: Rádio São Luiz