Hospital conta com três pacientes internados na ala COVID

Em comunicado à imprensa na tarde desta quarta-feira, a direção do Hospital São Luiz Gonzaga informou sobre a situação da ala COVID, onde até a tarde de ontem, contava com três pacientes internados. Da mesma forma, a instituição comunica acerca de esclarecimentos sobre a situação dos suportes de oxigênio e de informações relativas ao procedimento de entubação.

COMUNICADO Nº 126/2020

Em relação aos pacientes e capacidade instalada no Hospital, referente á COVID-19 informamos o que segue: Atualmente temos 03 pacientes internados. (até às 14:00 horas)

  1. Paciente masculino, 52 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, sem necessidade de suporte de oxigênio. RT-PCR Positivo.
  2. Paciente feminina, 67 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, com necessidade de suporte de oxigênio. Aguardando exame confirmatório.
  3. Paciente masculino, 65 anos, procedente de São Luiz Gonzaga, com necessidade de suporte de oxigênio. RT-PRC Positivo.

 

  1. Transferências para Leito Clínico.

 Paciente feminina, 92 anos, procedente de Santo Antônio das Missões, transferida para leito clínico em 22/12/2020.

 

A título de esclarecimentos:

  1. Quando nos preparamos para o enfrentamento da Pandemia de Covid-19 instalamos 6 leitos com equipamentos de suporte ventilatório avançado (ventilação mecânica, oxigenioterapia em alto fluxo e equipamentos de apoio e monitorização, como bombas de infusão, gasometria, monitores multiparâmetro), que foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares e provindos da comunidade, a qual chamamos de UTI provisória Covid.
  2. Preparamos esta unidade dentro da “Ala Covid”, e tivemos autorização do Estado para instalação de leitos de suporte ventilatório de reserva, ou seja, em caso de falta de leito de UTI colocarmos em funcionamento.
  3. Estes equipamentos foram colocados em funcionamento em várias situações, sendo que a cada transferência, normalmente, primeiro são entubados e estabilizados nesta unidade, onde ficam em ventilação mecânica (como qualquer UTI).
  4. Não existe nenhum tipo de remuneração médica de sobreaviso para esta unidade de suporte ventilatório avançado, e quando o paciente fica internado ali, é pago o valor que o SUS remunera ao médico assistente.
  5. Até o momento atendemos 218 pacientes na “Ala Covid”, sendo provenientes de todos os municípios que fazem parte de nossa microrregião.

 

São Luiz Gonzaga, 23 de Dezembro de 2020.

Hospital São Luiz Gonzaga