Nara Mendes comemora o crescimento da participação feminina na política local

(Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

A vereadora Nara Mendes, eleita em 15 do novembro do ano passado, entra para a história do MDB local por ser a segunda mulher do partido a ser eleita para o cargo em São Luiz Gonzaga (a primeira após a redemocratização). A constatação foi feita pelo assessor permanente da câmara, Iuri Martins, e revelada à parlamentar na segunda-feira (4).

Nara comemorou o fato e apresentou dados sobre o crescimento da participação feminina na política nos últimos anos. Segundo ela, em comparação com o ano 2000, 2020 marcou um aumento de 140% de candidaturas. A vereadora também celebrou o acréscimo na participação da mulher nas secretarias do município; das nove pastas, cinco são ocupadas por mulheres (Administração, Ação Social, Educação, Saúde e Turismo). “É importante essa valorização, pois evidencia a competência da mulher”, comentou.

Sobre a primeira semana de trabalho, Nara revelou que realizou visitas e anotou demandas de moradores da Floresta e Mário. Ela ainda informou que esteve reunida com a administração do hospital (HSLG) para tratar sobre a instalação da UTI em São Luiz Gonzaga. “O hospital conta com o apoio dos vereadores para buscarmos recursos junto aos deputados”, explicou.

Por fim, Nara adiantou que está elaborando um projeto social para estabelecer em São Luiz Gonzaga um ponto referência voltado a pessoas com autismo. O projeto ainda está em gestação e conta com apoio de profissionais da área.

Nota da redação:

A primeira edição desta matéria trazia a informação que Nara Mendes havia sido a primeira mulher eleita vereadora pelo MDB no município. O levantamento havia partido do assessor permanente da câmara, Iuri Martins. No entanto, mais tarde, o MDB corrigiu sua própria informação e constatou que a primeira eleita foi Geneci Moreira da Luz, em 1982. O texto detalha que Geneci “abriu mão de seu mandato para assumir importantes secretarias no governo do então prefeito Joaquim Nascimento, onde após um período assumiu seu cargo para concorrer a vice-prefeita”.

Fonte: Rádio São Luiz