Expectativa é que vacina do Butantan chegue em São Luiz Gonzaga na quarta-feira

(Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Profissionais da rede pública deverão ser as primeiras pessoas a receber a vacina. Dois médicos e duas enfermeiras

Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 18, no Centro de Saúde, reunião para alinhar os passos a serem adotados com a chegada das primeiras doses da vacina contra o coronavírus. O encontro reuniu os profissionais de Secretaria de Saúde e também do Hospital São Luiz Gonzaga.

Conforme a enfermeira Agueda Balbé, coordenadora do centro, o cronograma só será divulgado quando houver a informação de quantas doses serão recebidas. Ela reafirmou, no entanto, que as primeiras pessoas a receber serão os profissionais de saúde que atuam nos ambulatórios covid do centro e hospital e na ala covid-19. “A prioridade será dada a eles para que consigam continuar atendendo a população”, destacou.

A sequência de vacinação é conforme o plano nacional de imunização, o qual prevê que “na primeira fase estão os trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, população indígena e comunidades tradicionais ribeirinhas. Em um segundo momento, entram pessoas de 60 a 74 anos.

A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. Também constam como grupos prioritários para receber a vacina professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional”. Cabe ressaltar que não haverá quantidade suficiente nesse primeiro momento e que processo de imunização vai levar vários meses.

A chegada dos imunizantes ao Estado deve ocorrer na noite de hoje e, a partir disso, o deslocamento para as coordenadorias regionais amanhã (a 12ª Coordenadoria Regional fica em Santo Ângelo), quando então os municípios poderão buscar suas doses. São Luiz Gonzaga projeta iniciar a vacinação na quarta-feira.

Conforme apurou a reportagem da São Luiz, haverá um ato simbólico para marcar o início da vacinação. Um médico do hospital e outro da rede pública e uma enfermeira do hospital e outra da rede pública deverão ser as quatro primeiras pessoas a receber a vacina.

Fonte: Rádio São Luiz