Registrados 50 novos casos de covid-19 em São Luiz Gonzaga nesta segunda-feira

(Divulgação)

Números levam em conta os casos contabilizados no fim de semana

O município de São Luiz Gonzaga divulgou hoje, 18, o registro de mais 50 casos de covid-19, 29 do sexo feminino e 21 do sexo masculino. Os números desta segunda-feira levam em conta os dados de sábado e domingo.

Agora são 1.298 casos confirmados, com 1.068 recuperados, 209 casos ativos e 21 óbitos. São 262 pessoas monitoradas em domicílio por síndrome gripal e três coletas aguardando resultado do Lacen.

No Hospital São Luiz Gonzaga, oito são-luizenses seguem hospitalizados na Ala Covid-19 por síndrome respiratória aguda grave; em outros municípios são oito.

O boletim do Hospital São Luiz Gonzaga, além dos oito pacientes daqui, informa que estão internados dois de Roque Gonzales, totalizando 10 na Ala Covid-19. Na sexta-feira e ontem duas pacientes foram transferidas para leitos de UTI em Santa Maria e Santa Rosa. Quatro pacientes receberam alta de sexta-feira para cá.

DIVULGAÇÃO DOS GRÁFICOS

Devido ao aumento significativo no número de casos de Covid-19, juntamente com casos graves que requerem internação, a Comissão Municipal de Combate e Prevenção ao Covid-19 decidiu compartilhar, junto com o boletim epidemiológico diário, os dados gráficos que são usados internamente como base para o acompanhamento da evolução da pandemia.

O objetivo é dar a população mais subsídios para percepção de que enfrentamos um momento muito delicado, com alta em todos os indicadores de tendências. Serão divulgados os gráficos de média móvel diária para casos novos, tendências de elevação ou queda, casos ativos e casos acumulados. Em caso de dúvidas, a comissão está à disposição da comunidade para esclarecimentos e orientação.

AVISOS   

Reforçamos o pedido para que as pessoas fiquem em casa, saindo apenas em casos de extrema necessidade; usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (incluindo eventos familiares); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao espirrar ou tossir, usem lenços descartáveis ou cubram a boca e o nariz com o antebraço, entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus.

A ESF Centro realiza atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas gripais. A unidade de saúde atende em três turnos, das 7 horas ao meio-dia, das 13 horas até às 16 horas e das 18 horas até às 22 horas, de terça a sexta-feira (nas segundas-feiras – de forma temporária – atendimento nos turnos da manhã e tarde). O ambulatório também realiza atendimento aos sábados, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 19 horas. Dúvidas sobre o novo coronavírus (COVID-19)? Entre em contato com a Secretaria de Saúde por meio do número (55) 98439-9690.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde