Energia da Cermissões fomenta produção leiteira e suinicultura em São Paulo das Missões

Agricultor Daniel Afonso Muller Kramer e seus dois filhos, Douglas e Dalvani, que atuam na produção leiteira na pequena propriedade. (Foto: Cermissões/Divulgação)

“Sem energia elétrica, nada da tecnologia implantada seria possível em nossa propriedade”, explica o associado da Cermissões, Neivo Inácio Kramer, que trabalha em sociedade com seu irmão Neimar. Em uma área de 100 hectares, os irmãos, empreendedores rurais, trabalham com leitaria, criação de suínos e gado de corte.

Neivo está entre os associados de São Paulo das Missões que foram atendidos com investimento em melhorias de redes no município. A equipe da Cermissões, coordenada pelo colaborador Roberto Colpo, executou a obra de construção de rede trifásica nas comunidades de Linha Pinheiro Machado e Dona Helena Norte, com extensão superior a 5,5 km de rede.  “Encontramos dificuldades na colocação dos postes devido à grande quantidade de pedras no traçado da rede, sendo necessário a utilização da retroescavadeira e rompedor”, explica Colpo, que executou o projeto no trimestre final de 2020, intercalando com outras obras emergenciais na região. Foram implantados 80 postes novos e estendidos 3,6 toneladas de cabos condutores, com investimento superior a R$ 400 mil.

Esta adição de fase atende à reivindicação apresentada pelos associados em miniassembleia. Todos são agricultores familiares. Mais de cinco produtores de suínos estão instalados na extensão da rede e poderão utilizar esta energia para novos investimentos na propriedade. Além disso foi atendida a reivindicação antiga da ex-prefeita Noila Ruwer, com a rede trifásica para bomba do poço artesiano que abastece a comunidade com água potável.

Para o presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos, este é o diferencial do sistema cooperativo: “É importante o associado perceber que toda sobra de recursos da Cooperativa é investida em melhoria na infraestrutura para ofertar energia elétrica com qualidade”. “Com gestão eficiente e estratégica queremos dar apoio para os associados investirem na sua propriedade, com segurança e suporte para planejar e alcançar resultados”, destacou o presidente.

O engenheiro eletricista, coordenador do setor de projetos, Nerisom Rohleder, afirma que além da rede nova – mais robusta para garantir a qualidade da energia entregue – foram substituídos os transformadores monofásicos por trifásicos, dependendo da demanda de consumo solicitada.

Na quarta-feira, 20, o engenheiro Nerisom, junto com a assessoria de comunicação e o vice-presidente da Cermissões, respeitando as regras de prevenção ao covid-19, estiveram em seis associados que já ligaram a rede bifásica e trifásica para saber como está a utilização desta energia com mais qualidade. Na oportunidade, os associados também puderam conversar com o engenheiro, tirar dúvidas quanto a funcionalidade de motores e adequações necessárias na propriedade para utilização correta da energia elétrica. “Foi muito produtivo o diálogo com os associados, pois tem alguns que ainda não fizeram o seu pedido, assim pude orientar para fazer a solicitação com segurança”, explicou Nerisom.

Questionados sobre a funcionalidade da energia elétrica, agora trifásica, manifestaram a satisfação por estar investindo em sua propriedade, tendo apoio da cooperativa que fazem parte, e mais ainda por colher resultados positivos de sua produção. “Quero preparar os meninos para dar sequência nesta atividade, pois após pagar os investimentos feitos, o lucro será maior”, manifestou o associado Daniel Afonso Muller Kramer, que trabalha em 10,9 hectares com sua esposa e seus dois filhos, Douglas e Dalvani, na qual possuem 19 vacas leiteiras e uma produção diária de 255 litros de leite.

Desta forma, a Cermissões vai consolidando sua missão, demonstrando a força do cooperativismo como promotora do desenvolvimento e da economia regional. Em fevereiro a Cooperativa comemora 60 anos de fundação, se mantendo por cinco anos no ranking das cinco melhores distribuidoras de energia do Brasil e a única Cooperativa Tricampeã do IASC Brasil de Satisfação do Consumidor, através da pesquisa realizada anualmente pela Aneel.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cermissões