Dupla que percorre o Brasil de bicicleta está de passagem por São Luiz Gonzaga

Luís, o anfitrião Felipe, e Jaison. Ao lado, na casinha, a ‘Pelegrina’. (Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Ao longo dos anos eles acreditam ter percorrido mais de 20 mil km

Estão de passagem por São Luiz Gonzaga os ciclistas Jaison José de Oliveira, 38 anos, e Luís Henrique Romeira, 32 anos. A dupla de amigos, que saiu de Luziânia, em Goiás, percorre os estados brasileiros em longas expedições. Essa, por exemplo, já dura pelo menos seis meses.

Aqui foram recepcionados pelo ouvinte Felipe Costa Beber, que também é entusiasta do ciclismo, e receberam o apoio de Trolle Bike Shop para fazer os reparos necessários nas bicicletas.

“É gratificante fazer o que gosta e conhecer os lugares. Já são meses rodando o Rio Grande do Sul. Pretendemos agora ir até Uruguaiana e Barra do Quaraí”, contou Jaison.

Os dois pedalam carregando praticamente tudo o que precisam, evitam grandes metrópoles e preferem conhecer as cidades menores. As paradas geralmente ocorrem em postos de combustíveis onde eles montam as barracas ou estendem as redes. Junto com a dupla, em uma casinha acoplada à bicicleta, vai a cachorrinha ‘Pelegrina’, uma companheira e protetora. “De noite ela alerta e avança em tudo”, brincou Luiz.

Entre os principais perigos estão as dificuldades ao pedalar nas rodovias. “Muitos não respeitam. Os caminhoneiros respeitam mais que os carros”, explica Jaison.

Leia mais: Após matéria, ciclistas recebem apoio de ouvintes de São Luiz e região

Se somar todas as expedições já realizadas ao longo dos anos, Jaison acredita que tenha percorrido mais de 20 mil km. “A bicicleta dá uma sensação de desapego. Pegamos o gosto pelo espírito de aventura e a natureza recompensa”, declarou. A preferência por pedalar em território gaúcho se dá pela hospitalidade do povo. “Sempre que saímos pedalar viemos para o Rio Grande. Aqui o povo trata a gente muito bem”, destacou Jaison.

Fonte: Rádio São Luiz