Atanásio Santiago destaca os primeiros andamentos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de SLG

(Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Pasta é ocupada pelo PDT, partido que ele preside

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Luiz Gonzaga, Atanásio Santiago, falou hoje, 1.º, sobre o primeiro mês no comando da pasta. A nova atribuição, segundo ele, trouxe os ensinamentos de uma experiência nova e foi dificultada, nestes primeiros dias, com o contágio de alguns profissionais da equipe com a covid-19.

Superada essa fase, Atanásio explica que o foco está direcionado para atender os produtores que precisam de horas/máquina. O atendimento prioritário será para os produtores de leite, pois é a época do plantio da pastagem. Ele estima que entre essa semana e a próxima o serviço já esteja disponível.

Outro ponto abordado pelo secretário foi o canil municipal. No mês de janeiro foi realizada contratação emergencial de mais um veterinário e, em parceria com a câmara de vereadores, foram obtidos 25 mil reais para adequações naquele espaço. Atanásio também reforçou a importância da parceria com as ONGs, enfatizando que a manutenção do espaço tem uma grande despesa.

Por fim, Atanásio adiantou que está em tratativas para montagem e estruturação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), o qual permite aos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto deve ter andamento neste ano e a conclusão no próximo.

Fonte: Rádio São Luiz