Prefeito de Porto Xavier fala sobre o bom momento vivido no comércio e turismo do município

(Divulgação/PX)

O prefeito de Porto Xavier, Biba Menin, falou nesta quinta-feira, 4, sobre o primeiro mês de seu governo e os avanços vivenciados pelo município nos últimos anos. Empresário do ramo da importação, Menin destacou o bom momento do setor e das áreas de comércio (free shop) e turismo.

Segundo o gestor, em dois meses o free shop recebeu cerca de 30 mil clientes. O sucesso do empreendimento tem fomentado o comércio local. “Pequenos comerciantes tiveram a situação melhorada; restaurantes têm mais movimento e hoje estão em expansão. As pessoas que vêm de fora para comprar no free shop acabam visitando outras lojas; quanto mais visitantes maior é o consumo e dinheiro circulando no município”, comentou. Há previsão de instalação de mais dois free shops no município.

Menin ainda informou que 2020 foi um dos melhores anos de lucro para as 33 transportadoras da cidade. Porto Xavier é o maior importador de cebola da Argentina de todo o Brasil e, por isso, é do município que sai boa parte da distribuição nacional. Outro destaque elencado pelo chefe de governo foi o crescimento do turismo. Atualmente, além de contar com um balneário, o município está com um empresário de Minas Gerais construindo uma pousada. “Já somos o segundo ponto turístico da região, perdemos apenas para São Miguel”, disse Menin.

Na oportunidade, o prefeito também falou sobre a alta taxa de impostos do Rio Grande do Sul e como isso prejudica o crescimento e enfraquece as empresas no Estado. Menin citou exemplos de empreendimentos da própria cidade que acabaram se transferindo para Santa Catarina. A usina de álcool do município é outra que sofre com uma taxa que chega a 30% de ICMS, enquanto em outros estados o tributo é bem menor. “Atualmente 84% do álcool vem de fora”, desabafou o prefeito.

Biba Menin concluiu falando sobre a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro comparecer na inauguração da pedra fundamental da Ponte Internacional, segundo o político o deputado federal Ubiratan Sanderson “praticamente garantiu a vinda do presidente”.

Fonte: Rádio São Luiz