Prevenção e diagnóstico precoce são armas no combate ao câncer

(Divulgação)

Doutor Grings fala sobre a doença no Dia Mundial de Combate ao Câncer em 2021

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, o médico Luis Grings alerta que essa é uma das doenças que, ao lado das cardiovasculares, mais mata pessoas no mundo todo. Ele comenta que o “segredo” é a prevenção e o diagnóstico precoce, pois a maioria dos casos é tratável e possui chance de cura.

Nos homens, o caso mais frequente é o de próstata, por isso, a partir dos 40 anos é necessário realizar uma consulta anual ao urologista para os exames. “Depois dos 60 anos, 10% dos homens terão câncer de próstata. É uma alta incidência”, alertou Grings.

Já nas mulheres, os principais casos são o câncer de mama e colo uterino. Para elas é recomendado a mamografia (a partir dos 35 anos) e a consulta anual ao ginecologista, principalmente após o começo da vida sexual ativa. “O câncer também é algo que tem muito a ver com o histórico familiar”, explica.

Grings citou ainda outros exemplos como o de pulmão, um dos mais agressivos, e que em 90% dos casos está ligado ao hábito de fumar; câncer de pele, de intestino e leucemia são outros exemplos. “Consultas preventivas ao surgimento de sintomas e hábitos saudáveis”, recomendou médico.

Fonte: Rádio São Luiz