Líderes do PT em São Luiz Gonzaga falam sobre o aniversário de 41 anos do partido

Ana Barros e Jarcedi Terra durante a entrevista (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Eles destacaram os compromissos históricos do partido e as conquistas para São Luiz Gonzaga

O coordenador regional do Partido dos Trabalhadores (PT), Jarcedi Terra, o presidente local, Rodrigo Veleda, e a vereadora Ana Barros participaram do Olho Vivo desta quarta-feira, 10, para falar sobre os 41 anos do partido. Jarcedi iniciou destacando que “o PT surgiu no auge da greve dos metalúrgicos, no ABC paulista, com um projeto voltado para a classe trabalhadora”.

Ele lembrou que a primeira bancada de vereadores da sigla – em nível nacional – foi formada em São Luiz Gonzaga, quando Flávio Bettanin, Ney Gioda Malgarim e Mauro Dorneles (in memoriam) saíram do MDB e fundaram o PT no município. Jarcedi, em 1988, seria o primeiro vereador eleito na cidade.

Rodrigo Veleda, presidente local do partido e candidato a prefeito no pleito passado, falou sobre a “satisfação em comemorar mais um ano de existência de um partido que nasce do movimento social de uma classe trabalhadora”. Veleda frisou que “diferente do emaranhado de siglas que existem no Brasil, o PT tem, desde seu nascedouro, a defesa dos direitos dos mais necessitados e a busca do bem estar social”. Ele acrescentou que a luta é por oportunizar ao povo “menos desigualdade, educação pública de qualidade, serviço de saúde universal, gratuito e de qualidade”.

Ana Barros, que ao lado de José Luiz Terra Vieira forma a bancada do partido na câmara e que foi a vereadora mais votada do município, falou sobre o período em que a sigla comandou o país. “O governo Lula fez transformações e fez para todos. A agricultura familiar teve grande relevância, mas também não dá para dizer que o agronegócio não teve. As unidades de saúde da Presidente Vargas, Ramona, Duque, a escolinha Florinda são muitas das marcas do PAC do governo Dilma, mas que muitas vezes fica como se fosse do município”. “O Minha Casa Minha Vida deu direito as pessoas terem acesso ao seu lar; São Luiz, infelizmente, não teve a capacidade – na época do governo Junaro – de fazer a infraestrutura necessária para o município entrar. O pobre teve condição de andar de avião, fazer faculdade, o povo fazia três refeições por dia”, relembrou a parlamentar.

Jarcedi encerrou a entrevista afirmando que embora o PT não tenha compromisso ideológico com os governos que passaram pela prefeitura nos últimos anos é o partido que mais contribui com recursos para São Luiz Gonzaga.

Fonte: Rádio São Luiz