Há 47 anos morria José Mendes, um dos grandes nomes da música gaúcha

(Divulgação)

José Mendes nasceu em 20 de abril de 1939 e viveu por 34 anos

No dia 15 de fevereiro de 1974, no Km 14 da BR 471, entre Rio Grande e Pelotas, a música gaúcha perdia um de seus maiores expoentes. Aos 34 anos, no auge da carreira, morria, em um acidente automobilístico, José Mendes.

A carreira, iniciada em 1960, teve ascensão meteórica e já no fim daquela década ele vivia o sucesso pleno, atuando, inclusive, em filme com nome de uma de suas músicas “Pára, Pedro!”. Natural de Lagoa Vermelha, José Mendes teve sucesso nacional e internacional, sendo regravado em diversos gêneros e por diferentes cantores na América Latina.

Entre alguns de seus sucessos estão “Adeus Pampa Querido”, “Couringando”, “Pára, Pedro”, “Vá embora tristeza”, “Não aperta, Aparício”, “Carancho”, “Picaço Velho”, entre muitas outras.

Passados 47 anos de sua morte, mais tempo do que ele teve de vida, José Mendes permanece na lembrança da população gaúcha. Suas músicas tocam em rádios, seu nome batizou ruas e desde 2006, em Esmeralda, onde estão seus restos mortais, existe o Memorial José Mendes, um local que guarda a memória do artista.

Fonte: Rádio São Luiz