Padre Tarso Alles comenta sobre o significado da Quaresma, período que inicia hoje

(Divulgação)

O pároco da Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga, padre Tarso Paulo Alles, em entrevista à Rádio São Luiz, explicou sobre o significado do período da Quaresma, que se inicia nesta quarta-feira de cinzas e se estende até o dia 3 de abril. Conforme Tarso, “nós iniciamos nesta quarta-feira de cinzas o período de preparação para a Páscoa, onde celebra-se a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Teremos 40 dias a partir de hoje para essa preparação e estaremos desafiados a repetirmos o projeto de interiorização do projeto de Deus previsto para a vida humana”.

Quarta de Cinzas – Sobre o termo, o Pároco destacou que o mesmo faz alusão à frase “do pó viemos e ao pó retornaremos”. Segundo Tarso, neste mundo somos passageiros, provisórios, e esquecemos às vezes da brevidade de nossa vida terrena. “É justamente para lembrar esse período que a Quaresma serve; para preparamos nossa vida para o dia em que nos encontraremos em definitivo com o Grande Pai, ou seja: que vivamos intensamente esse tempo que Deus nos deu para buscarmos a paz, compreensão, respeitando a natureza e a vida das pessoas, com o objetivo de que todos nós, enquanto estivermos nesta caminhada, tenhamos qualidade de vida como uma espécie de preparação para o encontro definitivo com Deus”.

A alusão ao número 40 – Sobre o número 40, presente no período da Quaresma e em diversas passagens da Bíblia, o Pároco destacou que os números são utilizados como simbolismos, e não apenas como tempo cronológico. “Na verdade, seria o tempo para reorientarmos nossa vida para o caminho de Deus”. *Matéria originalmente publicada em março de 2019.

Fonte: Rádio São Luiz