Uergs divulga oferta de vagas para o segundo semestre de 2021

(Divulgação)

A Uergs irá ofertar 1015 vagas na graduação para o segundo semestre de 2021. São cursos nas áreas de Ciências Humanas, da Vida e do Meio Ambiente, Exatas e Engenharias. A relação das vagas oferecidas pela Universidade estão disponíveis no site uergs.edu.br. A Uergs reserva metade das vagas para candidatos economicamente hipossuficientes, negros e indígenas (de acordo com a população no estado) e 10% para pessoas com deficiência.

Para concorrer, os candidatos precisam da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorram em janeiro e alguns casos em fevereiro. A inscrição ocorre pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os resultados do Enem 2020 serão divulgados em 29 de março. Após esta data, o Ministério da Educação irá publicar o Edital do Sisu com o cronograma para os candidatos.

Pedagogia será o Curso ofertado através do SISU pela Uergs em São Luiz Gonzaga

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em São Luiz Gonzaga vai ofertar 40 vagas em 2021 para ingresso no Curso de Pedagogia – noturno. As inscrições no SiSU deverão ser feitas somente pela internet, no site do Sisu.

Os cursos da Unidade em São Luiz Gonzaga sempre atenderam à demanda local e convergem para o alcance do principal objetivo da universidade que é promover o desenvolvimento regional sustentável através da formação de recursos humanos qualificados, da geração e da difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural das diferentes regiões do Estado.

No ano de 2020 a Uergs em São Luiz Gonzaga, assim como outras Instituições, enfrentou a pandemia da covid-19 sem interromper suas atividades acadêmicas, adotando como procedimento de prevenção trabalhar de forma remota apenas as disciplinas teóricas deixando a oferta das disciplinas com práticas para quando for possível.  A superação deste período de pandemia foi desafiadora, mas à despeito de todos os limitantes impostos por esse momento sem precedentes na nossa geração, nos foram impostas algumas limitações inerentes à mudança de modalidade de ensino. Neste contexto, visando a qualidade de ensino de Curso que requerem muitas práticas, em decorrência do momento delicado atual, a Unidade local optou por não ofertar o ingresso regular dos Cursos de Agronomia e Ciência e Tecnologia em 2021, sendo aberto novas vagas a partir de 2022.

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia: 

O Curso de Pedagogia iniciou suas atividades em São Luiz Gonzaga no ano de 2010, se consolidando como referência na região, contando com quadro de professores altamente qualificados sendo todos mestres e doutores, lotados na Unidade local e também oriundos de outras Unidades da Universidade, além de alguns conveniados voluntariados. O Curso conta com estrutura voltada para atender as demandas com laboratório de informática com tela multiuso e sistema de vídeo conferencial; material para brinquedoteca; biblioteca, sala de estudo, sala de projetos. Além disso, fortalece seus laços com a comunidade, através da realização de parcerias e formações com a rede municipal e estadual de educação.

Ao longo dos anos já formou 06 turmas de graduação, havendo a previsão da colação de grau de 2 turmas em 2021. Atualmente são 04 turmas em andamento, sendo realizados vários Projetos de Extensão e Pesquisa, mesmo na modalidade remota. Também os acadêmicos do Curso de Pedagogia de São Luiz Gonzaga participam do Programa PIBID – CAPES e Residencia Pedagogica – CAPES, que são programas da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura (PIBID) e da segunda metade do curso de licenciatura (RP) uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas, concedendo bolsas a estes alunos de licenciatura participantes; estando hoje a Uergs inserida, através destes programas em uma escola estadual de São Luiz Gonzaga e três escolas municipais.

Os licenciados em Pedagogia serão profissionais com competência para estabelecer espaços de problematização, discussões e produção na área da educação. O profissional poderá atuar na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental – crianças, jovens e adultos – Ensino Médio na Modalidade Normal, cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, além de atividades de gestão de processos educativos e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimento pedagógicos.

A Chefe de Unidade Cristiane Barcellos Bocacio frisa que a Uergs está trabalhando em consonância com as recomendações dos órgãos de saúde internacional, gerando recomendações que visem garantir a sanidade de seus acadêmicos e colaboradores.

Mais informações sobre o ingresso discente, pelo site da universidade, pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp 55- 3352-4370.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UERGS