IPVA 2021 pode ser pago por aplicativos e home banking dos bancos credenciados

(Arquivo/Divulgação)

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores 2021 pode ser pago sem sair de casa, em qualquer aplicativo ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível também fazer o pagamento no Banco do Brasil (somente para clientes) ou nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal (apenas presencial).

Nesse período de adoção de medidas de distanciamento social, em razão da pandemia de Covid-19, o pagamento online é uma alternativa segura, tendo em vista a praticidade e que uma grande parte dos contribuintes já utiliza esses meios.

Para efetuar a quitação dos débitos é necessário ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do automóvel.

Quem quitar o IPVA 2021 em março pode obter descontos de até 20,80%. A soma para este benefício máximo engloba 1% pela antecipação do pagamento, além dos descontos de Bom Motorista (máximo de 15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (máximo de 5% para quem tiver 150 notas fiscais ou mais com CPF).

A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

Fonte: Governo do Estado RS