Secretaria de Saúde de São Luiz Gonzaga vacinou 2.390 pessoas contra a covid-19

(Foto: Larissa Dorneles / Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Do total, 1.039 receberam as duas doses do imunizante  

De acordo com o levantamento realizado pelo Centro de Saúde, até o dia 15 de março, 2.390 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19 em São Luiz Gonzaga. Do total, 1.039 receberam duas doses do imunizante. O município recebeu, até o momento, sete remessas do imunobiológico. O desenvolvimento da campanha de imunização e os públicos-alvo são definidos pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado.   

Doses aplicadas

Dos profissionais da saúde, 837 receberam a primeira dose da vacina, sendo que 484 receberam a segunda dose. O imunizante também foi aplicado em 69 idosos residentes em instituições de longa permanência, sendo que 65 já receberam as duas doses.  

Entre os idosos de 77 a 79 anos, 639 receberam a 1ª dose da vacina e deverão receber a 2ª dose nos próximos meses.  Já os idosos com 80 anos ou mais, 845 foram vacinados com a 1ª dose e 490 estão imunizados com as duas doses do imunobiológico. 

Levando em consideração a população estimada pelo IBGE – em 2020 – para o município (de 33.293 habitantes), o número de pessoas que receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19 representa 7,17% dos moradores de São Luiz Gonzaga. Já as imunizadas com as duas doses são 3,12% da população.    

Cuidados

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, ressalta a necessidade da população seguir com as medidas sanitárias para evitar que o vírus se dissemine ainda mais. “Enfrentamos o pior momento da pandemia. A vacinação está em andamento, porém as doses da vacina são encaminhadas de forma fracionada. Devemos seguir utilizando a máscara de proteção facial, seguir higienizando as mãos, evitar aglomerações e sair de casa o mínimo possível. O cuidado que nós adotamos de forma individual pode salvar vidas e não podemos descuidar”, afirmou.   

A Secretaria de Saúde solicita as pessoas que apresentarem sintomas gripais que procurem a ESF Centro, a qual realiza o atendimento exclusivo desses pacientes. A unidade de saúde atende em três turnos, das 7 horas ao meio-dia, das 13 horas até às 16 horas e das 18 horas até às 22 horas, de segunda a sexta-feira. O ambulatório também realiza atendimento aos sábados, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 17 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA