Agueda Martins Balbé é a “Mulher de Vanguarda 2021”

(Foto: Juliana Dall’Acqua)

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de 8 de março, data em que se comemorava o Dia Internacional da Mulher, foi apresentada a homenageada à láurea “Mulher de Vanguarda 2021”, a qual é entregue anualmente pelo Legislativo Municipal às mulheres que se destacam na sociedade são-luizense. Neste ano, a Mulher de Vanguarda escolhida foi a enfermeira Agueda Martins Balbé, indicada para a láurea pelo COMDEMULHER, conselho que realiza a escolha da homenageada a cada ano.

Devido às restrições impostas pela pandemia, a Câmara de Vereadores não pôde realizar a Sessão Solene de entrega da láurea, a qual sempre é realizada no mês de março em alusão ao Mês da Mulher. Assim, a homenageada receberá a honraria em momento oportuno, em ato que obedecerá a todos os cuidados sanitários envolvidos na prevenção ao novo coronavírus.

Perfil – Agueda Martins Balbé nasceu em 11 de junho de 1963, filha de Ademir Antonio Martins e Martha Julia Wypyczynski Martins. A Mulher de Vanguarda 2021 é casada com Florduarte Waldemar Marque Balbé, cuja filha, a médica Helena Martins Balbé, é fruto dessa união.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira, de Santa Maria/RS, Agueda possui especialização em Saúde Pública pela UNIJUÍ/RS, além de ser Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela FIOCRUZ/RS e Especialista em Saúde Mental Coletiva na Atenção ao Usuário de Álcool e Drogas. Além de ter participado da criação da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Agueda também atuou como coordenadora de estágio e como docente no Curso Técnico de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI-São Luiz Gonzaga) e trabalha na Prefeitura de São Luiz Gonzaga lotada na Secretaria Municipal de Saúde no cargo de enfermeira, onde atualmente trabalha na Unidade de Saúde Lourivaldino Furtado como Enfermeira-Coordenadora dessa unidade e da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, sendo integrante da comissão de acompanhamento, controle, prevenção e tratamento da COVID-19 em São Luiz Gonzaga.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara de Vereadores.