Empresas parceiras fazem entrega simbólica de fuzis à Polícia Civil, adquiridos por intermédio do programa PISEG/RS

(Divulgação./PC)

Nesta quarta-feira, dia 24, nas dependências da Cooperativa Tritícola Regional São-Luizense Ltda – COOPATRIGO, com a participação do Sr. Ivo de Souza Batista, Presidente da Coopatrigo, do Delegado Regional da 27ª DPRI, Afonso Stangherlin, do Sr. Sadi Scaramussa, dirigente da Coopatrigo e Policiais Civis lotados na DRACO/SLG, seguindo todos os protocolos sanitários para prevenção ao Covid-19, realizou-se cerimônia restrita de entrega simbólica à Polícia Civil de quatro fuzis marca TAURUS, modelo T4, calibre 5,56mm, os quais irão reforçar a atuação e o poder de enfrentamento à criminalidade da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO da 27ª Região Policial.

O armamento foi adquirido por meio de aportes de valores feitos pela Coopatrigo e demais empresas-parceiras ao PISEG/RS (Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS) um programa do governo estadual que passou a ser implementado em início de 2020, e, consiste na possibilidade de as empresas destinarem, mensalmente, até 5% do ICMS devido à Fazenda Estadual, diretamente para algum dos projetos já aprovados pelo conselho gestor do programa. Referidos aportes, ao atingirem o valor suficiente, servem para aquisição de armamento, equipamento e viaturas, para serem distribuídos à instituição beneficiada, que captou os recursos junto às empresas locais.

Na prática, o PISEG consiste na oportunidade de as empresas aplicarem aqui na nossa região parte do valor do ICMS devido, beneficiando diretamente a segurança da comunidade local, ao invés de simplesmente pagar o valor do imposto apurado e assim compor o caixa único do Estado. Além do valor do aporte, pela letra da lei, a empresa precisa contribuir com 10% do valor a ser destinado, valor esse oriundo de recursos próprios da empresa e que irá compor um fundo de apoio em benefício de crianças e adolescentes para ser usado em ações de prevenção à criminalidade.

Além da aquisição dos fuzis, com o valor dos aportes já efetuados pelas empresas ao PISEG, também está sendo ultimada a aquisição de 1 (uma) caminhonete ostensiva marca Toyota, modelo SW4 SRX, diesel, 4×4, semi-blindada, com previsão de entrega à DRACO para junho deste ano.

Além da COOPATRIGO, que fez o aporte de cerca de 75% do valor total, as demais empresas parceiras são: FARMÁCIAS SÃO JOÃO, com sede em Passo Fundo; SEMENTES CAMBAÍ, com sede no Rincão de São Pedro, interior de São Luiz Gonzaga; COOPAX – Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Porto Xavier e COPAGRIL/SLG, com sede em Ijuí, às quais a Polícia Civil agradece o apoio prestado. No entanto, qualquer empresa sediada em algum dos 13 municípios de abrangência da 27ª Delegacia de Polícia Regional pode fazer parte do programa e se habilitar a direcionar parte do ICMS (que iria para o caixa único do governo) para aquisição de armamento, equipamentos e viaturas e assim apoiar a segurança pública do município onde está sediada, podendo ser beneficiada diretamente pelos tributos que recolhe.

As empresas interessadas em fazer parte do PISEG/RS e que quiserem obter maiores informações a respeito do programa podem entrar em contato pelos telefones (55) 3352-4103 / 996140861 (whats) ou pelo e-mail [email protected], com o Policial Paulo Durão, da DRACO/27ªDPRI/PC.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil