Pandemia reflete em aumento de ocorrências de posse e tráfico de entorpecentes em São Luiz Gonzaga

(Divulgação)

Números mostram que houve aumento do consumo de substâncias ilícitas no município

A pandemia de covid-19 refletiu também na segurança pública, se por um lado houve redução em ocorrências como abigeato, roubo, furto, entre outras, por outro houve aumento de registros envolvendo tráfico e posse de entorpecentes.

Em São Luiz Gonzaga, o número disparou em 2020 se comparado com os dados dos dois anos anteriores. Em 2018 foram 44 ocorrências por posse de entorpecentes e 14 por tráfico de drogas, em 2019 foram 40 por posse e 7 por tráfico, já em 2020 foram 98 por posse e 24 por tráfico. Em 2021, com dados até 21 de março, já foram 18 ocorrências por posse e 16 por tráfico de entorpecente.

Conforme o major Eduardo dos Santos Brum, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, os números refletem dois fatores: o aumento do consumo de drogas e migração daqueles que cometiam furtos simples, por exemplo, para o tráfico. Somado a isso está o fato de que com a redução das outras ocorrências, a Brigada Militar se voltou um pouco mais para esse tipo de crime.

Atualmente, três equipes de Força Tática (FT) atuam na região. Em abril serão quatro, com uma exclusivamente em São Luiz Gonzaga. A soma desse efetivo com as outros, mais a integração com a Polícia Civil e as denúncias da comunidade permitem que os órgãos de segurança possam dar a resposta para a população.

Por Kelvin Morais

Fonte: Rádio São Luiz