Vereadora Nara Mendes fala sobre atividades que serão realizadas no Dia Municipal de Conscientização do Autismo

(Divulgação)

No próximo dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em São Luiz Gonzaga, pela primeira vez, após aprovação de projeto de lei encaminhado pela vereadora Nara Mendes, a data também será celebrada em âmbito municipal.

Para marcar a passagem, as escolas municipais de educação infantil (EMEI’s) e a Secretaria Municipal de Educação estão planejando a realização de uma carreata, com partida do Parque de Exposições às 16 horas do sábado, dia 3. Antes, no dia 1º, a vereadora Nara promoverá em sua página no Facebook (Nara Mendes) uma live com psicopedagogas para discutir o tema.  A transmissão inicia às 19h30min.

Um dos objetivos para o futuro e que já foi destacado pela parlamentar é a construção, em São Luiz Gonzaga, de um Centro de Referência ao Autismo.

O que é o Autismo*

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida. *por autismoerealidade.org.br

Fonte: Rádio São Luiz