Vacinação para novo grupo prioritário só deve iniciar na próxima semana em São Luiz Gonzaga

(Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)

Coordenadora do Centro de Saúde também falou sobre o início da vacinação contra a gripe

A vacinação para novos grupos só deve iniciar na próxima semana em São Luiz Gonzaga. Conforme a enfermeira Águeda Balbé, coordenadora do Centro de Saúde, não foi divulgado, até o momento, quando o município receberá novas doses e, por isso, não está estabelecido novo cronograma.

Como na próxima semana uma boa parte dos imunizantes deve vir direcionada para a segunda aplicação, é possível que o número de doses para o novo grupo seja menor, freando um pouco o ritmo da vacinação. Até agora, de 67 anos e acima praticamente todos foram vacinados. Na faixa dos 66 anos estimasse que 80% tenham recebido a primeira dose.

Águeda lembrou que cada lote vem com uma nota técnica direcionando ao público-alvo e reforçou que é importante a comunidade entender que as medidas de prevenção seguem extremamente necessárias, pois a imunidade só é adquirida após um determinado período a partir da segunda aplicação. Mesmo imunizada, a pessoa ainda pode desenvolver – ainda que de forma leve – a doença.

Vacina da gripe

No dia 12 de abril começa a vacinação contra a gripe em São Luiz Gonzaga. Por causa do intervalo necessário (14 dias) entre a aplicação da vacina contra a covid-19 e a da gripe, o cronograma prevê o início da vacinação por gestantes, puérperas, profissionais da saúde e crianças até seis anos incompletos. A prioridade, nos idosos, é aplicar a vacina contra o coronavírus e só depois contra a gripe.

Fonte: Rádio São Luiz