Empresa Reciclagem Missões se destaca na atuação ambiental e social

(Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz)

Uma das sugestões da empresa é que as pessoas – ao fazerem o descarte – separem os materiais recicláveis do lixo doméstico para facilitar o trabalho dos catadores

A empresa Reciclagem Missões vem se destacando pela atuação social e ambiental em São Luiz Gonzaga. O local iniciou as atividades há cerca de oito meses, no Bairro Paz, e hoje recebe materiais recicláveis de catadores de toda a cidade.

Segundo Lucas Quadros de Jesus, que administra a empresa junto com a família, o estabelecimento compra praticamente todos os itens recicláveis, desde garrafas pet, cristal (plástico transparente), sacolinhas, cobre, ferro-velho até eletrodoméstico estragado. O fogão velho, por exemplo, – que muitas vezes é descartado de forma inadequada – também é comprado e a própria empresa busca.

Os maiores parceiros da Reciclagem Missões são os catadores, pois de forma autônoma eles fazem o recolhimento dos recicláveis, a seleção em suas casas, enchem os “bags” e depois entram em contato com a empresa, que faz a pesagem e o pagamento. Lucas afirma que paga um preço justo e destaca que “ver as pessoas garantindo o seu sustento” é uma das maiores alegrias e incentivo.

Como o município ainda não tem coleta seletiva, o jovem empreendedor sugeriu que a comunidade crie por conta o hábito de separar os itens que podem ser reciclados do restante do lixo doméstico. Ele explica que isso vai facilitar o trabalho dos catadores e não prejudica o recolhimento da empresa que faz a coleta do lixo urbano, pelo contrário.

Recentemente, vereadores visitaram a empresa e ficaram com boas impressões do trabalho realizado. Lucas retribuiu o gesto enfatizando que ficou feliz com a visita e que espera pôr em prática alguns projetos que tem previsto para o seu segmento e que beneficiarão toda a comunidade.

Fonte: Rádio São Luiz