Provas do Encceja foram adiadas para o mês de agosto

(Divulgação)

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 serão aplicadas no dia 29 de agosto de 2021, e não mais no dia 25 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ajustou o cronograma de aplicação levando em consideração o cenário da pandemia de COVID-19. O adiamento da data de aplicação do Encceja 2020 está oficializado na retificação publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira, 9 de abril de 2021, que altera o cronograma previsto no Edital n.º 101, de 23 de novembro de 2020.

O Inep reforça a necessidade de divulgação de material de estudo gratuito, disponível no portal do Inep. Além das apostilas com conteúdo de todas as etapas e áreas de conhecimento, elaboradas pelo Ministério da Educação MEC, o Instituto também possibilita o acesso a provas e gabaritos de edições anteriores.

Aos inscritos para a certificação do ensino fundamental é disponibilizado conteúdo de:
– matemática;
– ciências;
– história e geografia;
– língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física.

As apostilas para a certificação do ensino médio são de:
– ciências da natureza e suas tecnologias;
– ciências humanas e suas tecnologias;
– linguagens, códigos e suas tecnologias;
– matemática e suas tecnologias.

Além disso, na página do Encceja no portal do Inep, há uma série de apostilas voltada para os professores. O conteúdo apresenta sugestões de trabalho, com o objetivo de direcionar os professores em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades que estruturam o exame.

Tanto o material de estudo para os inscritos quanto para o professores pode ser acessado no linkhttps://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja/materiais-de-estudo.

Fonte: 32ª Coordenadoria Regional de Educação