Detur quer alavancar o turismo na Região das Missões e busca apoio com lideranças políticas em Porto Alegre

(Divulgação/AMM)

A experiência de visitar as Missões e presenciar o local onde boa parte da história Jesuítico-Guarani aconteceu, passado por caminhos em meio a natureza e desfrutando das belíssimas paisagens, torna-se uma verdadeira imersão cultural. Na busca de fomentar a busca por esse destino e trabalhando em prol do desenvolvimento do Turismo regional, através do projeto PRÓ-MISSÕES, uma comitiva de representantes do Detur/Funmissões, liderada pelo prefeito José Roberto de São Miguel das Missões, que também preside o departamento, reuniram-se em Porto Alegre com as principais autoridades estaduais da área do turismo.

As reuniões aconteceram no dia 13 de abril, tendo início logo pela manhã onde a comitiva foi recebida pela equipe do deputado Capitão Macedo que é o autor da proposição do projeto de Lei que cria o Pró-Missões,  com a finalidade de promover a aplicação de recursos financeiros, decorrentes de incentivos fiscais a contribuintes, em projetos culturais, arqueológicos, de desenvolvimento do turismo, restauração e aquisição de patrimônio histórico, bibliográficos e restauração e ampliação de museus relativos ao tema Missões Jesuíticas-Guarani no território do Rio Grande do Sul.

O projeto pautou ainda as reuniões seguintes com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, onde foi apresentado o projeto de lei do Pró-Missões, tendo recebido o imediato apoio do presidente, que inclusive fez os contatos internos na casa buscando a agilização da tramitação interna. No gabinete dos deputados: Ernani Polo, Tiago Simon, Frederico Antunes e deputado Coronel Zucco, que são membros da CCJ, houve demonstração de apoio ao projeto.

Posteriormente, aconteceu reunião com o superintendente do Iphan, Leonardo Maricato, onde foram tratados os quatros temas em pauta atualmente com o Instituto e que estão sendo acompanhados em Brasília pelo deputado Sanderson junto à presidente Larissa Peixoto. Os temas são: a criação do Comitê Gestor para o PHNM, Plano institucional para os próximos 5 anos envolvendo as Missões, a requalificação dos sítios arqueológicos do PHNM e a continuidade do projeto de implantação do Centro Cultural e de Interpretação em São Miguel das Missões. O prefeito José Roberto aproveitou a ocasião e agradeceu o empenho do superintendente Leonardo para viabilizar a abertura do sitio arqueológico que se deu no último final de semana.

Para encerrar o dia, a equipe foi recebida pelo Secretário de Turismo do Estado, deputado Santini. O principal tema discutido foi o da regionalização do turismo, a apresentação do projeto Pro-Missões, o convite para visitar às Missões, a criação de uma comissão para tratar dos 400 anos da chegada dos Jesuítas no território do Rio Grande do Sul e o convite para que o Papa Francisco visite as Missões que deve ser feito pelo Governador.

“O turismo nas Missões tem um potencial incrível e precisa crescer cada vez mais. Precisamos divulgar o projeto Pro-Missões, precisamos do apoio de cada deputado e que cada missioneiro cobre das autoridades estaduais a aprovação desse projeto que trará tantos benefícios aos nossos municípios. Praticamos um turismo sustentável, responsável e comprometido com a saúde dos turistas e da nossa comunidade. Turismo seguro é e sempre será o nosso foco”, destaca o Diretor do Detur, prefeito José Roberto.

Participaram da comitiva, além do Prefeito José Roberto, Carlos Augusto Alves – Presidente da Associação dos Amigos das Missões e sócio da Pousada das Missões, Álvaro Theisen – Coordenador do Grande Projeto Missões e Izabél Cristina Ribas – Assessora de Comunicação AMM/Funmissões e Secretária-executiva Adjunta do Detur.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AMM