Município de Rolador está de aniversário nesta sexta-feira

(Divulgação)

São 25 anos de criação e 21, efetivamente, de emancipação, pois apesar de ter sido emancipado em 1996, primeira eleição só ocorreu quatro anos depois

Rolador completa nesta sexta-feira, 16 de abril, o seu aniversário de 25 anos de criação. Apesar de jovem enquanto município, a história da comunidade remete à própria formação da Região das Missões, no século XVII, passando pela consolidação de um povoado formado por tropeiros e carreteiros que faziam o trajeto entre São Luiz e Cerro Largo no fim do século XIX, até despontar, definitivamente, com a construção da já desativada estrada de ferro no fim da década de 1950.

A emancipação foi oficializada pela Lei Estadual n.º 10.750, de 16 de abril de 1996, mas a formação da comissão que buscou esse desmembramento já existia desde 1990. O vice-presidente deste grupo, inclusive, era o atual prefeito João Alberto Aquino Gomes. A primeira eleição ocorreu em 2000, escolhendo João Kleinubing como gestor.

O município tem o forte da economia na agricultura, especialmente a familiar. Pela primeira vez na história está com uma mulher como vice-prefeita, Loiara Ramos dos Santos, cuja participação na vida política ocorre praticamente desde a emancipação, pois antes foi vereadora durante 16 anos.

João Alberto, atual prefeito, destaca que o “Jubileu de Prata” seria comemorado com grande evento, mas precisou ter as celebrações adiadas por causa da pandemia. O foco atual, segundo ele, em futuro próximo, é trabalhar para o embelezamento da cidade, torná-la mais aprazível, recuperar estradas, dar atenção especial ao homem do campo, lutar pela conclusão da rodovia e, com isso, conseguir que no futuro Rolador receba empresas maiores.

Fonte: Rádio São Luiz