“Enquanto região e estado apresentam queda no número de contágio, Porto Xavier vive um dos piores momentos da pandemia”, diz médico

(Reprodução/Prefeitura de Porto Xavier)

Médico Cassius Schetko publicou vídeo alertando para gravidade da situação

A evolução do coronavírus preocupa as autoridades políticas e médicas de Porto Xavier. Na contramão do que vive o restante do estado, o município da fronteira vê a covid-19 avançar com força.

A prefeitura, que vem intensificando campanhas de conscientização nas redes sociais, afirma que “o momento é dramático”. Um vídeo publicado nos canais oficiais do município traz o alerta do médico Cassius Schetko, responsável pelo atendimento de pacientes com suspeita de estarem com o vírus na unidade de referência, afirmando que o número de contágios aumentou muito nos últimos dias.

O profissional da saúde alerta que as causas desse avanço podem estar relacionadas com festas que estariam ocorrendo com frequência nos finais de semana. “Estamos sabendo de muitas aglomerações […] É um número incrível de pessoas nos procurando diariamente com covid e com familiares com covid. O hospital está quase na superlotação e pessoas estão morrendo”, alertou.

Conforme o boletim mais recente, o município registra 25 óbitos; destes, 12 foram registrados nos últimos 53 dias. Além de 9 hospitalizados no município, Porto Xavier tem ainda outros seis pacientes em leitos de UTI da região. Os dados são de terça-feira.

“Parar isso é responsabilidade de cada um. Por isso, a Administração Pública Municipal e a Secretaria de Saúde reforçam a campanha de conscientização para que todos os munícipes sigam as medidas de isolamento e os protocolos sanitários necessários. COVID Mata, COVID faz sofrer, cabe a cada um de nós adotar as medidas necessárias”, diz nota divulgada pela prefeitura.

Fonte: Rádio São Luiz