Reabertura do Sítio Arqueológico de São Lourenço pautou reunião da Secretaria Municipal de Turismo e IPHAN

(Divulgação)

Pasta irá desenvolver um estudo para o atendimento no local devido a pandemia 

Nesta semana, a secretária municipal de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli, participou de uma reunião on-line com a equipe do escritório regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na pauta, a reabertura dos sítios arqueológicos de São Lourenço das Missões e São João Batista (em Entre-Ijuís). 

Além dos representantes regionais do IPHAN – Jorge Lima, Rafael Ferreira e Adriana Almeida – a reunião também contou com a participação da secretária de Turismo de São Miguel das Missões, Luciana Scherer; da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esportes de Entre-Ijuís, Jucli Rejane Maia de Deus e da representante do Departamento de Cultura de Entre-Ijuís, Terezinha Angst.   

Com a assessoria do IPHAN, a Secretaria de Turismo e Cultura fará o cálculo da capacidade de atendimento do Sítio Arqueológico de São Lourenço, considerando o tempo de permanência dos visitantes, entrada, saída e o cumprimento de protocolos de biossegurança. Também será elaborado um decreto com as regras de atendimento e controle, obedecendo ao Modelo de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul. “Nos próximos dias, esperamos divulgar a abertura do Sítio Arqueológico de São Lourenço para a visitação dos admiradores da história das Missões, considerando sempre a saúde e a segurança dos visitantes”, destacou a secretária Luiza Caterine.  

Mesmo com o sítio arqueológico atualmente fechado para visitação, a pasta segue com a manutenção do local. Na última semana, a assessora cultural Irene Notarjacomo realizou a entrega de materiais de limpeza e álcool em gel ao responsável pela segurança, Rubem.   

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Turismo e Cultura