Prefeitura de São Luiz Gonzaga adquire máquina de pintura para melhorias no trânsito

(Fotos: Larissa Dorneles)

Novo maquinário irá agilizar o serviço realizado pelo Setor de Pintura da Divisão de Trânsito  

Com o objetivo de aprimorar e agilizar o trabalho executado pelo Setor de Pintura da Divisão de Trânsito nas vias urbanas, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga realizou a aquisição de uma máquina para a pintura. O equipamento, no valor de R$ 65 mil, foi adquirido por meio de licitação com recursos oriundos da receita da concessão do estacionamento rotativo. A aquisição do equipamento foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito (COMUTRAN), em 2020.  

O Setor de Pintura da Divisão de Trânsito é integrado por dois servidores, Alessandro Santos da Silva e Nilton de Oliveira Marques. Os funcionários são os responsáveis pela montagem, colocação e retirada das placas de sinalização de trânsito; bloqueios de ruas e pela pintura – em todo o município – de travessias de pedestres; faixas elevadas, silenciadores ou lombadas; vagas regulamentadas; cordões; entre outros. Com a nova máquina, o objetivo é proporcionar mais rapidez ao serviço, otimizando o tempo destina para a pintura de cada item e com um custo-benefício melhor.  

MELHORIAS   

O serviço utilizando o novo equipamento iniciou no Bairro Agrícola, pela Rua Marechal Floriano, com a pintura de travessias de pedestres na rua pavimentada com concreto usinado.    

De acordo com o servidor Alessandro da Silva, a aquisição da máquina melhorou a qualidade do serviço entregue à população. “Antes, nós misturávamos a tinta de forma manual e utilizávamos o rolinho de pintura. Parecia que a tinta ficava mais pastosa, não secava. Agora, a própria máquina mexe a tinta, utilizamos menos tíner para misturar e a tinta sai mais fina para a pintura, secando mais rápido. Também foram adquiridas microesferas de vidro, colocadas após a pintura e que protegem mais a tinta, além de ser um material que reflete. Mesmo à noite acaba refletindo melhor”. 

O servidor Nilton de Oliveira Marques também destacou as melhorias no trabalho proporcionadas pelo novo equipamento. “Antes, utilizando o rolo de pintura, levávamos 30 minutos ou mais para pintar uma única travessia de pedestres. Agora com a máquina, levamos cerca de 10 minutos por faixa, contando também com a maior aderência da tinta no chão”.  

COLABORADORES    

A diretora da Divisão de Trânsito, Dorema Griebeler, agradeceu os colaboradores do setor. “Dentro das possibilidades, investimos em melhorias no trânsito são-luizense. Com o novo equipamento, esperamos tornar o serviço de pintura mais rápido. Aproveito para parabenizar os servidores Nilton e Alessandro pelo trabalho e agradecer o apoio do Setor de Patrimônio, por meio do chefe do setor, Jacson Brandão; e aos integrantes do COMUTRAN, os quais realizam um trabalho voluntário em prol do nosso município”. Nos próximos dias, a Divisão de Trânsito irá adquirir novos equipamentos de segurança para os servidores do Setor de Pintura. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Divisão de Trânsito