Região receberá mais 11.935 doses da AstraZeneca para aplicação nas pessoas com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas

(Divulgação)

A 12ª Coordenadoria Regional de Saúde divulgou ontem, 3, o recebimento da 16ª remessa de vacinas contra a covid-19. Serão 11.935 doses da AstraZeneca para aplicação em pessoas de 40 a 53 anos (com comorbidades), pessoas com deficiência (cadastradas no BPC/40 a 54 anos), gestantes e puérperas (mulher que teve o filho há pouco tempo).

“Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos.

Na mesma remessa vieram 870 doses da coronavac para segunda aplicação, número muito aquém do necessário para completar o ciclo vacinal naqueles que aguardam a segunda dose do imunizante.

Fonte: Governo do Estado RS