Anteprojeto de Lei do vereador João Iuri prevê disponibilização de monitores nas academias ao ar livre

(Divulgação)

O vereador João Iuri, PSD, protocolou um anteprojeto de lei que dispõe “sobre o acompanhamento de monitores de esporte, professores e estagiários de Educação Física nas academias ao ar livre e locais públicos que permitam a prática de atividade física no município”. Ele comentou que a responsabilidade pela área do esporte surgiu ainda em campanha, quando lhe foi atribuída elaboração dessas atividades no atual governo.

A partir dessa incumbência, o vereador entrou em contato com o curso de Educação Física da URI – São Luiz Gonzaga e tendo como base uma ideia já implementada em outros municípios da região, que oportunizam, por meio de convênios, a possibilidade de que estes estudantes realizem os estágios fazendo o monitoramento das pessoas que praticam atividades nas academias ao ar livre, elaborou o anteprojeto.

João Iuri ressalta que a prática esportiva é um tema atual e de saúde pública, pois já existem estudos que indicam que a atividade diminui a chance de internação pela covid-19. Outro ponto ressaltado pelo parlamentar é que as academias ao ar livre precisam de manutenção e que para que isso ocorra é necessário que a comunidade utilize os locais.

O assunto agora deve avançar para as comissões de saúde e educação, onde será debatida a viabilidade do anteprojeto.

Fonte: Rádio São Luiz