No ano do seu bicentenário, Anita Garibaldi é tema da Semana Farroupilha 2021

(Divulgação)

“Caminhos de Anita”, em alusão ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, heroína da Guerra dos Farrapos, será o tema dos Festejos Farroupilhas 2021, decidiu a comissão que organiza o evento. Conforme Alessandra Motta, ex-patrona e vice-presidente de outra comissão,  criada pra comemorar o aniversário, o tema   busca “valorizar a presença determinante e simbólica de Anita nos rumos da história da Pátria e de vários mundos.  Uma história de coragem, liberdade e afirmação do feminino”, ela diz .

Além de realçar  as belezas do Rio Grande, a temática também é uma viagem pelos sentidos despertados pela heroína.

“Nos Caminhos de Anita, nós vamos trilhar por terras  e por águas, despertando o sentimento de pertencimento dos nossos municípios do interior do Estado.

Nós vamos trilhar pelos sentidos, pelo amor de mulher e mãe, pela força e generosidade e pelo direito de escolha e justiça”, explica.

Confirme Alessandra, se a guerra marcou o Rio Grande, Anita é referência para homens e mulheres por sua bravura e humanidade.

“Convidamos e convocamos todo o Rio Grande a vir conosco resgatar, valorizar e resignificar os caminhos de Anita  construiu nos corpos e nas mentes”, finaliza Alessandra.

Fonte: Repórter Farroupilha