Major Brum comenta sobre situação do videomonitoramento na região

(Divulgação)

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Eduardo dos Santos Brum, comentou nesta terça-feira, 22, sobre o avanço do videomonitoramento na região. O investimento, iniciado em São Luiz Gonzaga há cerca de seis anos, já ganhou espaço em vários municípios da área de abrangência do Batalhão como Rolador, Santo Antônio das Missões, Caibaté e Dezesseis de Novembro, onde em breve serão instaladas mais seis câmeras além das nove que já estão ativas.

Na terça-feira passada foi a vez do iniciarem as tratativas para instalação em São Nicolau. Conforme o major, foi assinado o convênio entre a Brigada Militar e a prefeitura para possibilitar o andamento do projeto. Já há sinalização do valor que será repassado pelo município ao Consep para ser investido na aquisição do material.

No primeiro momento a ideia é instalar as câmeras em quatro pontos da cidade, priorizando, como tem sido adotado em municípios menores, os acessos do município, pois assim é possível ter um melhor aproveitamento do equipamento. Quem também caminha para ingressar neste sistema é o município de Roque Gonzales, que também já possui o projeto.

O videomonitoramento é uma ferramenta no combate à criminalidade e se constitui em um instrumento que muitas vezes até inibe a prática criminosa. Os benefícios são muitos.

Todo este aparato de imagens é espelhado na Sala de Operações, que deverá ter ampliações para comportar toda essa rede que está sendo montada.

Fonte: Rádio São Luiz