Presidente da AMM esteve em Porto Alegre tratando sobre projetos que visam o desenvolvimento regional  

(Divulgação)

O presidente da AMM/Funmissões, prefeito Ricardo Klein, de São Nicolau, acompanhado do secretário-executivo do Departamento de Turismo, Enio Carvalho, e da coordenadora do Projeto Missões em Sala de Aula, professora Nara Helena Damião, cumpriram extensa agenda na capital do estado para tratar de assuntos referentes a projetos de incentivo ao turismo e desenvolvimento regional.

Entre os assuntos pautados, esteve a PL 517/2021 (Projeto Pró-Missões), projeto de lei que tem o objetivo de garantir a aplicação de recursos financeiros, decorrentes de incentivos fiscais, em projetos culturais, arqueológicos, de desenvolvimento do turismo, restauração e aquisição de patrimônio histórico, bibliográficos e restauração e ampliação de museus relativos ao tema Missões Jesuíticas Guarani no território gaúcho. Na justificativa, o autor, deputado missioneiro Capitão Macedo, destaca que a região missioneira é uma das mais ricas em história e cultura e também abriga o único monumento com a distinção de Patrimônio Cultural da Humanidade existente no Sul do Brasil, reconhecido pela UNESCO em 1983: as Ruínas da Redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo. O referido projeto está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, com relatoria do deputado Frederico Antunes e sob a presidência do emedebista Tiago Simon.

A comitiva liderada pelo prefeito Ricardo Klein contou com o apoio do consultor da Famurs, Mário Nascimento, e de Álvaro Theisen, coordenador do Grande Projeto Missões, e estiveram reunidos nos dias 28 e 29 de junho com todos os deputados da CCJ, além de serem recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza, que tem sido um incansável apoiador das causas missioneiras.

Além da pauta sobre o Projeto Pró-Missões, o grupo também teve encontro com o secretário Juvir Costela, onde foi possível atualizar as informações sobre o andamento do projeto de requalificação do Aeroporto Regional Sepé Tiarajú e os passos seguintes até a licitação para a obra. Segundo Costela, todas as atividades estão dentro do previsto com a empresa contratada para elaboração do projeto técnico, que conta com acompanhamento diário da equipe do DAP e nestes dias estão em Santo Ângelo fazendo os estudos necessários para viabilizar a conclusão do projeto, o que é aguardado por todas as lideranças empresariais e políticas da região das Missões.

Finalizando a viagem a Porto Alegre, uma reunião com o Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e sua equipe, tratou da organização do Seminário Regional “TURISMO EM TODAS AS REGIÕES”, que está programado para acontecer na Sede da AMM, em Cerro Largo, no final do mês de julho, onde serão apresentados aos gestores de turismo dos 26 municípios das Missões, temas de um novo conceito na retomada do turismo, segmentação do turismo gaúcho, regionalização e qualificação dos serviços, políticas de investimento, Cadastur, posicionamento e promoção do destino e marcará a primeira visita do secretário Santini à Rota Missões. Ele que está fazendo roteiros pelas 27 regiões turísticas gaúchas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMM