Coopatrigo realiza treinamento sobre tecnologias em armazenagem de grãos

(Divulgação)

Na sexta-feira, 16, a Coopatrigo realizou um treinamento para gerentes de unidades e capatazes a fim de promover uma atualização, capacitar, treinar e aprimorar conhecimentos técnicos relativos aos sistemas de produção, padronização, classificação e armazenamento de grãos em armazéns.

Ao abrir o treinamento, o presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, disse que todos os participantes “possuem uma responsabilidade muito significativa pelo volume de grãos que atualmente são armazenados e movimentados pela Cooperativa todo ano e neste sentido a direção solicitou ao Supervisor de Qualidade e Armazenagem de Grãos Luiz Vieira para providenciar neste treinamento”. “Treinar e qualificar nossa equipe será uma constante em todas as áreas da Cooperativa a partir de agora”, disse Paulo Pires.

Para realizar este treinamento foi contratada a empresa Procer Automação e Sistemas de Armazenagem de Criciúma, Santa Catarina, a qual possui um vasto trabalho e experiência neste setor, qualificando colaboradores de diversas empresas brasileiras.

O treinamento foi focado em cima dos seguintes temas: Panorama atual da produção de grãos no Brasil; Parâmetros de qualidade e propriedades físico-químicas dos grãos; Estratégias para redução de perdas nas etapas de pré-armazenamento; Métodos e manejo de secagem visando alta qualidade de grãos; Manejo do carregamento de silos e armazéns; Monitoramento e controle inteligente da armazenagem de grãos Sistema de monitoramento Procer.

Segundo Luiz Vieira, trabalhar com armazenagem de grãos é bastante complexo e exige conhecimentos das melhores práticas referentes à armazenagem e conservação de grãos, operação e manutenção de equipamentos, como secadores de grãos, maquinas de limpeza, transportadores, tombadores e balanças, o que proporciona qualidade nos grãos armazenados, reduzindo as perdas quantitativas (quebra técnica) e qualitativas.

Por Roberto Marques – Assessor de Comunicação Coopatrigo